Publicado
1 ano atrásno
O Amo do Boi do Garantido, João Paulo Faria, postou hoje nas suas redes sociais uma mensagem no qual contou as dificuldades em ser item do boi, a pressão que recai sobre ele, e os danos da alta exposição, incluindo, várias ameaças através das redes sociais.
João aproveitou para agradecer toda a oportunidade que o Boi Garantido deu à ele e disse que não é o “Dono do Item”, que sente falta de apenas brincar de boi e que ao ser um Item Individual, acaba perdendo essa parte lúdica do “Brincar”.
Confira abaixo a nota do JP Faria intitutlada : Foi lindo. Obrigado, Garantido!
Hoje retorno a Manaus deixando, ao lado do Boi do Centenário que pertencia à minha avó, o troféu de Amo do Boi campeão em 2023 e o famigerado banquinho (do qual falarei em outro post).
Trocaria a minha vitória pelo título do Festival, pois nossa Galera merecia essa alegria. Não foi possível. De qualquer forma saio com a sensação de dever cumprido! Fiz tudo o que queria fazer e o que estava a meu alcance, não faltou nada.
Ser Amo do Garantido não é fácil.
Comprometo meu trabalho, minha vida pessoal e, após o Festival, tenho sofrido até ameaças pela internet.
Não sei se isso é normal, pois encaro o Boi como uma ‘Brincadeira de São João’. Cresci encarando o Festival dessa forma.
Não vivo dele mas, nos meses que precedem a festa, vivemos pra ele.
Talvez isso seja fruto da exposição pública pela qual passamos. De qualquer forma, não estou acostumado com isso.
Tudo o que faço pelo Garantido, faço por amor.
Para mim, é como retribuir todo o amor que me foi dado pela minha família (onde o Garantido sempre foi assunto recorrente desde que me entendo por gente). Fui criado ouvindo histórias e toadas. Me sinto orgulhoso por já ter, aos 34 anos, colaborado de tantas formas com a nossa Oitava Maravilha.
Sou grato a todos que acreditaram em mim.
Já são dois Festivais tirando a nota máxima nas três noites (dessa vez, com vitória) e procurando colaborar com nosso Boi de arena da melhor forma. Fico muito feliz com o reconhecimento que tenho recebido.
Reitero que não sou dono do item 6. Inclusive, sinto muita falta de curtir o Festival com meus amigos.
Estarei à disposição enquanto o Garantido precisar de mim mas, da arena, eu já olhava para as arquibancadas e camarotes com os olhos cheios de saudade do tempo em que a minha única preocupação no Festival era conseguir minha roupa da Batucada.
Sou um torcedor que virou item e a pressão em cima dos itens do Bloco A e B, esse ano, não foi algo normal.
Por muitas vezes não foi divertido ‘brincar’, principalmente nos dez dias que antecederam a disputa. Não foi justo, principalmente com as meninas que, de forma muito merecida, saíram vencedoras dessa disputa.
Agora, preciso descansar.
Desejo sucesso a todos os candidatos na eleição que se aproxima e me coloco à disposição para ajudar a unir o Garantido após o processo eleitoral, independente da função.
Beijo na palma da mão a todos,
João Paulo Faria
Torcedor e Amo do Boi Garantido.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Marciele Albuquerque, Cunhã Poranga do Caprichoso, poderá estar em A Fazenda 16!
O Vocabulário do Bumbódromo: Conheça osTermos Essenciais do Festival Folclórico de Parintins!
“Embarque na magia de Parintins”: Amazonastur lança exposição com peças exclusivas do Festival de Parintins 2024
Torne-se parte da magia: Pacote Boi Bumbá Parintins 2024 com conforto e praticidade!
Se tem alguém que está confirmado no Garantido em 2024 é a cunhã Isabelle Nogueira, assegura presidente do Boi Bumbá
Saiba como o Festival Folclórico de Parintins inspirou James Cameron em Avatar