Brasil
Aos 89 anos, morre Alexandre Wollner, o ícone pioneiro do design gráfico brasileiro

Publicado
7 anos atrásem

Nesta sexta-feira (04), o Brasil se despede do designer Alexandre Wollener, considerado o pioneiro do design gráfico brasileiro. As marcas de maior sucesso criadas pelo designer são : logo do Banco Itaú, das Sardinhas Coqueiro e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.
Filho de imigrantes iugoslavos, Wollner estudou com a arquiteta Lina Bo Bardi e criou em 1958, ao lado do pintor e fotógrafo Geraldo de Barros, o Forminform, considerado o primeiro escritório de design do Brasil.
Também foi responsável por fundar em 1963 a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), no Rio, primeira instituição de ensino superior de design no país.
O design brasileiro agradece pelo sua imensa contribuição e pioneirismo nacional. Alexandre Wollner foi responsável por abrir caminho para que o design gráfico se estruturasse e consolidasse no país e participou da construção das identidades de importantes marcas no Brasil, que se tornaram marcos nacionais.
Em 1953, se vincula ao Grupo Ruptura, um dos expoentes do movimento concretista no Brasil.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
