Publicado
12 anos atrásno
O aplicativo Ronda no Bairro tem o objetivo de aproximar o cidadão da polícia, permitindo a localização do telefone direto da viatura que atende a sua localidade. A localização pode ser feita pelo GPS do aparelho celular, através da movimentação do mapa, ou ainda, no caso de não haver comunicação por internet ou localização por GPS, através de consulta manual. O serviço é oferecido pelo Governo do Amazonas.
O serviço é fornecido também em versão offline, caso o usuário esteja sem internet no celular, através do banco de dados.
Desde sábado, mais de 16 mil baixaram app do Ronda no Bairro.
Manaus – O aplicativo de celular do programa Ronda no Bairro, que permite o acesso aos telefones de unidades físicas e móveis do programa, desde seu lançamento no último sábado (15) já foi baixado cerca de 16 mil vezes, conforme informou o chefe da divisão de inovação do Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), órgão que desenvolveu o aplicativo, Túlio Demasi.
“Há uma média de 170 instalações por hora. Este foi desenvolvido pela equipe do Prodam, com tecnologia própria nossa. É a primeira vez que um governo desenvolve e oferece algo do tipo para a população”, explicou Demasi.
Além do serviço ser oferecido para aparelhos móveis – smartphones, laptops, tablets, etc – no site do Ronda no Bairro (www.rondanobairro.am.gov.br) é possível que a população tenha acesso aos contatos da delegacia mais próxima, das viaturas que atuam na área, telefones dos delegados dos Distritos Integrados de Polícia (DIP) e das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) e comandantes.
O serviço é fornecido também em versão offline, caso o usuário esteja sem internet no celular, através do banco de dados. “O aplicativo foi feito para atender o máximo de celulares sendo este avançado ou não. Havendo GPS é possível que se veja o mapa e as informações online, mas é possível também acessar as informações no modo offline, temos um banco de dados interno com as informações atualizadas”, garantiu Demasi.
Para o Secretário Executivo Adjunto do Programa Ronda no Bairro, coronel da polícia militar Amadeu Soares, o aplicativo facilita a população ao contato com as viaturas e também ajuda a polícia para evitar ocorrências. “Além da emergência, esperamos que se use para fazer denúncias e atender as demandas antes que elas aconteçam”.
Ao acionar o aplicativo, que como o Centro Integrado de Controle Operacional (Ciops) é também interligado a base da Prodam, é possível que se localize também de onde esta sendo usado o serviço. “Isto ajuda bastante, por exemplo em casos de sequestros. Todas as ligações são gravadas na central telefônica e assim tem-se um controle dos atendimentos”, explicou Soares.
As versões para dispositivos móveis contam também com o sistema Help, que orienta os usuários que não tenham habilidade com a ferramenta. São 15 telas de orientações sobre como utilizar os recursos do “Disque Ronda”, no aparelho móvel pessoal.
O novo aplicativo já está disponível na Apple Store e no Google Play, lojas para quem usa o sistema IOS, do Iphone e Android.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Confira os horários de funcionamento do comércio de Manaus para a Semana Santa! As informações são da Fecomércio AM
Saiba quanto custará para você ter o selo azul do Facebook e do Instagram!
Nubank fica fora do ar e internautas se desesperam e geram muitos memes!
Mais de 90 usinas de geração fotovoltaica deverão entrar em operação em 2023
RentalTech Audiovisual promove a economia circular
Segundo Absolar, energia solar ocupará 2º lugar na geração de energia no país