O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pretende recuperar novamente a capivara Filó, que está sob tutela provisória do fazendeiro influencer Agenor Tupinambá, em Autazes. De acordo com informação divulgada pelo Amazonas Atual, o órgão deve solicitar à Justiça Federal a retomada do animal. O Ibama pretende abrigar Filó no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), em Manaus.
Recentemente, Joel Bentes de Araújo, novo superintendente do Ibama no Amazonas, consultou o Comando Militar da Amazônia (CMA) sobre a possibilidade de colocar a capivara sob os cuidados do Exército. O Cigs vetou acolher Filó em seu zoológico, informou a assessoria do CMA. Porém o Comando Militar orientou o instituto a encaminhar formalmente a solicitação.
O período em que Filó permaneceu no Cetas foi de tumulto e críticas de ativistas dos direitos dos animais. É o caso da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que acionou a Justiça Federal do Amazonas para devolver a capivara ao fazendeiro, o que ocorreu no dia 30 de abril.
O Cetas, em Manaus, passará por obras de reforma e ampliação. E o Ibama já manifestou publicamente, logo após liberar Filó, que iria recorrer da decisão judicial que concedeu a Agenor Tupinambá a tutela da capivara.
Conforme o site oficial do Cigs, o Zoo “busca dentro das normas legais proporcionar um ambiente adequado para os animais em cativeiro”.
Após 1 mês, IBAMA reacende disputa por capivara Filó e deve colocá-la no zoológico do CIGS em Manaus
*Com informações do Amazonas Atual