Após 33 anos, Petrobras anuncia que sairá do Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 22 de janeiro de 2025

Amazonas

Após 33 anos, Petrobras anuncia que sairá do Amazonas

Publicado

no

No meio de uma onda de ‘privatizações’ desde o início do ano, na última sexta-feira (26) a Petrobrás, maior estatal do Brasil, anunciou que venderá totalmente sua participação na exploração e produção de petróleo no Polo Urucu (650 quilômetros de Manaus). A decisão, de acordo com a empresa, é uma estratégia para transferir investimento para outras áreas “mais rentáveis”. De acordo com alguns especialistas a medida, em um primeiro momento, pode ser positiva, no entanto, políticos amazonenses alertaram para risco de demissão em massa e queda de arrecadação.

Foto: Divulgação

A Petrobrás irá vender sete concessões de produção terrestres localizadas na Bacia do Rio Solimões. Que incluem: Araracanga, Arara Azul, Carapanaúba, Cupiúba, Leste do Urucu, Rio Urucu, Sudoeste Urucu. Todas estão localizadas nos municípios de Tefé e Coari e ocupam uma área de cerca de 350 quilômetros quadrados (km²).

Na nota que anuncia a venda das concessões, a empresa informou que a decisão está de acordo com as diretrizes de investimento e melhoria de direcionamento do seu dinheiro.

“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e melhoria de locação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultra-profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos”, diz um trecho  do texto.

A estratégia da Petrobras para o Polo do Urucu não é isolada. Desde o início do ano a estatal iniciou uma série de vendas de campos de petróleo e gás natural por todo o Brasil. Entraram na onda de concessões os ativos de Alagoas, Campos de Manati (BA), Colômbia, Bacia do Espírito Santo, Bacia Pará-Maranhão, Polo Ceará, dentre outros.

Descontinuidade e risco de desemprego

Até então, as atividades da empresa estão em funcionamento, mas o risco da venda das participações é que haja descontinuidade. O termo se refere ao comportamento de uma empresa em ser reformulada, o que pode gerar novas estratégias econômicas, mas também demissão de funcionários. O deputado federal Marcelo Ramos (PL) alerta para o risco de isso acontecer com as concessões do Polo de Urucu.

Esta decisão, ainda vem de encontro com a discussão que parlamentares estão tendo na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), sobre a Lei do Gás, que segundo o presidente da casa, deputado Josué Neto (PRTB), se a lei não for aprovada a tempo e nenhum interessado vier a comprar no leilão, o Amazonas perderá mais de 17 mil empregos, queda de arrecadação e queda em torno de 1/4 do PIB do Estado.

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSDB), manifestou-se também, a respeito da saída da Petrobras do Amazonas e segundo ele, não acredita que a venda da exploração em Coari e Tefé seja reversível.

“A Petrobras anunciou a decisão: vai vender a sua exploração em Coari e Tefé. Não creio que isso seja reversível, mas acho que ao menos precisamos tirar do fato algumas lições e a principal delas talvez seja que as empresas que vem investir na Amazônia devem ser tratadas com respeito e segurança jurídica. Isso é o mínimo, se é que queremos ter um futuro melhor”, comentou o parlamentar que esta decisão vem num momento muito difícil para o Amazonas.

 

Confira a nota da Petrobras:

Nota petrobras

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações