Amazonas
Após articulação de Roberto Cidade, balsa provisória chega a Borba e deve operar até dia 15

Publicado
15 horas atrásem
Por
Juliana Aguirre
Depois de semanas de cobrança firme e de articulação constante junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), comemorou a chegada da balsa provisória que irá atender a população de Borba (distante 150 quilômetros de Manaus). A estrutura deve estar em pleno funcionamento até o dia 15 deste mês.
“Não podíamos permitir que o povo de Borba continuasse sendo penalizado pela falta do porto, que foi levado pelo comboio de balsas no dia 23 de fevereiro. Desde o dia do ocorrido estive em contato constante com o prefeito Toco Santana. No dia 14 de abril estive pessoalmente em Borba para ver o estrago, e no dia 24 de abril recebi o superintendente regional do DNIT, Orlando Machado, na Aleam para falarmos sobre a situação. Cobrei, insisti, alertei e agora, finalmente, o povo de Borba vai ter essa ‘porta de entrada’ restabelecida”, comemorou.

Foto – Herick Pereira
A balsa vai garantir, ainda que provisoriamente, o embarque e desembarque de mercadorias, o tráfego de passageiros, e principalmente a chegada dos turistas que irão ao município para participar dos Festejos de Santo Antônio de Borba, — um dos maiores eventos religiosos da região, que movimenta a fé e a economia do Estado. Os Festejos iniciam dia 1º de junho e seguem até o dia 13.
Porto arrastado
No domingo, 23 de fevereiro, o comboio de balsas arrastou a estrutura metálica composta por uma ponte que liga a orla aos barcos, e uma plataforma, por onde ocorre o embarque e desembarque de pessoas e mercadorias. Após o impacto, a embarcação arrastou a estrutura, que se desprendeu.
A estrutura do Porto de Borba sofreu sérias avarias, danos estruturais significativos, rachaduras, deformações na estrutura, danos às instalações elétricas e de iluminação, além do risco de desmoronamento.
Você Poderá Gostar
Roberto Cidade cobra conclusão de polo da UEA em São Paulo de Olivença para ampliar acesso ao ensino superior
No Dia Mundial da Educação, Roberto Cidade reafirma compromisso com o ensino no Amazonas
Roberto Cidade garante concurso público em 2025 com aprovação de projeto na Aleam
Ageman participa de audiência pública sobre saneamento e resíduos no Amazonas
No Abril Azul, deputado Roberto Cidade destaca ações em prol das pessoas com TEA
Roberto Cidade pede urgência na criação de Comitê Municipal para enfrentar crises climáticas