Política
Após decisão do STF, juiz da 12º Vara Criminal Federal determina saída de Lula da prisão

Publicado
5 anos atrásem

Nesta sexta-feira (8), o juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, aceitou o pedido da defesa do ex-presidente do República Luiz Inácio Lula da Silva e o autorizou a sair da prisão.
Lula foi condenado em duas instâncias no caso do triplex e ficou 1 ano e 7 meses preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba. Agora, ele poderá recorrer em liberdade e só vai voltar a cumprir a pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias após o trânsito em julgado.
Os advogados solicitaram a soltura do petista depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a prisão após condenação em segunda instância.
Na última quinta-feira (7), por 6 votos a 5, o STF mudou um entendimento de 2016 e decidiu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (fase em que não cabe mais recurso) e que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência.
“A decisão da Suprema Corte confirma aquilo que nós sempre dissemos, que não havia a possibilidade de execução antecipada da pena”, disse Cristiano Zanin, advogado de Lula, logo após pedir o alvará de soltura.
A defesa disse que espera agora a “nulidade de todo o processo, com o reconhecimento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro”.
Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .

Você Poderá Gostar
A candidata a vereadora do PT que teve fotos e vídeos íntimos vazados, comentou o caso aos prantos
Candidata a vereadora do PT tem fotos e vídeos íntimos vazados
Cultura Amazônica no Sul: Curitiba recebe o aguardado espetáculo “Caprichoso e Garantido: O Duelo da Amazônia”
Esfaqueada tenta beijar socorrista e durante o atendimento do SAMU
Esse cadáver já teve seus cabelos e unhas cortados várias vezes!
Vídeo polêmico de funkeira em ato público desencadeia investigação policial!