Sessenta gatos que haviam sido despejados com a tutora Suely Azize, 64, de um imóvel localizado no conjunto Jardim Oriente, no bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus, após denúncia de vizinhos foram resgatados pela ONG de Proteção, Adoção e Tratamento Animal (Pata) no último sábado (27).
A idosa foi denunciada pelos vizinhos devido à quantidade de animais e teve que se retirar do local. A ONG Pata disponibilizou um lar temporário para os animais até a próxima quarta-feira (31), enquanto Suely consegue uma nova casa para morar.
Após denuncia, idosa é despejada de casa com 60 gatos em Manaus – Imagem: Divulgação/ONG Pata
“Eu tive que sair na sexta à noite, levei somente a mobília. Eu não quero me desfazer dos animais, quero um abrigo para eles até quarta-feira, dou alimentação. Vou verificar uma casa, só preciso dessa ajuda”, afirmou.
Os integrantes da ONG Pata se comprometeram em castrar todos os animais. Em acordo com a idosa, ficou decidido que os animais serão disponibilizados para adoção. Os interessados podem ligar para os telefones (92) 99111-0791 e (92) 99314-3373.
De acordo com a idosa, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi até o imóvel, após denúncia, e propôs que ela assinasse uma autorização para eutanásia dos animais, pois alegaram não ter espaço físico para eles, Suely se negou a assinar o documento.
A vereadora Joana D’arc, presidente da ONG Pata, afirmou que vai verificar a situação do processo. De acordo com ela, é uma situação estranha o CCZ tentar fazer com que a idosa assine um documento de eutanásia e ressaltou que o animal só pode ser eutanasiado se estiver morrendo e sem condições de ser tratado.
Fonte: Assessoria de imprensa