Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, sexta, 25 de julho de 2025

Agenda Cultural

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Publicado

em

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” segue agora sua jornada por festivais de cinema Brasil afora, levando consciência e propondo diálogo com crianças, jovens e adultos sobre os impactos da ação humana no ciclo da água e, consequentemente, em toda a vida na Terra.

Mais de 430 pessoas assistiram ao curta em seu ciclo de estreia na cidade, realizado durante a semana do Meio Ambiente. Foram quatro sessões em escolas da rede pública municipal e uma na orla principal da cidade, às margens do rio que inspira e atravessa a narrativa do curta. A produção, feita por uma equipe amazônida e financiada por edital da Lei Paulo Gustavo, se propõe a tratar temas complexos como mudanças climáticas e desmatamento de forma lúdica, sensível e acessível, especialmente para o público infantil, valorizando a cultura e modos de vida amazônida tão marcada pela relação das comunidades com os rios.

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

A recepção ao filme nas exibições públicas foi marcada por identificação e sentimento de pertencimento por quem assistiu. Aline Ferreira, que acompanhou a sessão na orla de Lábrea, destacou a importância de falar sobre meio ambiente com as crianças. “É um evento bastante importante, pois ele fala sobre a preservação do meio ambiente, como a gente cuida da natureza, sobre o ciclo da água e numa linguagem bem interativa e de fácil aprendizagem para nossas crianças”, avalia.

Ana Carolina Roque também esteve presente e se emocionou ao ver elementos locais retratados com sensibilidade na animação. “Ver as coisas que tem no filme, que são típicas daqui, que normalmente a gente só vê coisa lá do Sul, do Sudeste. A gente não vê coisa da Amazônia contextualizada, então eu acho isso muito bonito e é uma coisa que eu já vou passar para os meus sobrinhos”, destaca a jovem.

A valorização da cultura e da identidade amazônica também foi o ponto alto para Izabella Cristina Rico. “Achei muito bonito o filme e acho muito importante, como cidadã amazonense, essa valorização da nossa cultura ainda mais”.

Para o co-diretor da animação, Douglas de Magalhães, o ciclo de estreia da obra foi marcante pela ampla presença do público e por cumprir com o objetivo principal de acessibilizar o cinema para a população de Lábrea, promovendo encontros e debates a partir da linguagem audiovisual. “Discutimos vários temas relacionados ao filme, à preservação, à água. Agradeço a presença de todos e agora o filme segue seu caminho por outras regiões levando essa mensagem tão importante”.

A circulação do filme continuará agora em eventos e mostras culturais pelo país, fortalecendo à produção audiovisual feita na Amazônia e contribuindo para ampliar o debate sobre o papel da floresta, da água e das populações tradicionais na construção de um futuro possível para todas as formas de vida.

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Sobre o filme

“Pela água, sempre!” é um curta-metragem em animação sobre as aventuras de uma gota em sua primeira participação no ciclo da água na região amazônica. Sob o ponto de vista de Plu, o espectador poderá experimentar “de dentro” as alegrias e as angústias da personagem central, que vai descobrir sua capacidade de transformar a natureza, apaixonar-se por Solim e, sobretudo, sofrer as terríveis consequências das ações humanas sobre a água.

A animação é fruto do trabalho de uma equipe formada majoritariamente por profissionais e artistas amazônidas, que contribuíram para dar autenticidade e identidade ao projeto, o qual traz cenários inspirados em rios como o Purus, o Solimões e o Negro, além de elementos que fazem referência à cultura, aos modos de vida e ao imagiário dessa região da Amazônia brasileira. A trilha sonora conta ainda com a marcante participação de Dona Onete, um dos maiores nomes da música paraense e símbolo da resistência cultural amazônida.

“Pela Água, Sempre!” foi contemplado pelo Edital nº 01/2023 do estado do Amazonas, Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual, Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

Deixe seu comentário aqui embaixo

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações