Após manifestação de pacientes renais em frente a sede do Governo do Amazonas na sexta-feira (25/6), secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, anunciou que a Clínica Santa Júlia, conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), retomará, já nesta segunda-feira (27/6), o atendimento ambulatorial dos pacientes renais (no pré e pós-transplante).
A confirmação foi dada ao secretário, nesta sexta-feira (25/6), pelo diretor do Hospital, Edson Sarkis. Em breve, as cirurgias (de transplante e pós-transplante) também serão retomadas, disse ele.
O atendimento está sendo retomado após a regularização dos repasses pendentes de recursos federais à Clínica Santa Júlia, que é o serviço credenciado pelo Ministério da Saúde para este tipo de atendimento na rede de saúde local.
De acordo com o secretário Pedro Elias, o Governo do Estado vem priorizando a questão do atendimento aos pacientes renais, buscando inclusive ampliar a oferta de atendimento na rede própria do estado. “É o caso do serviço de hemodiálise, que está sendo estruturado no Hospital Adriano Jorge”, disse o secretário.
Os procedimentos de pré-transplantes renais, transplantes, pós-transplantes renais, acompanhamento ambulatorial e de intercorrências pós-transplantes realizados no Hospital Santa Júlia, foram suspensos devido a falta de pagamento do Governo do Amazonas, a divida com o Hospital chega a 15 milhões de reais. Manifestantes também cobram do governador José Melo verba federal destinada ao atendimento de pacientes renais.
De janeiro a abril deste ano 105 pacientes renais morreram na fila de atendimento do Hospital 28 de Agosto. O Ministerio Publico Federal (MPF) já acompanha o caso dessas mortes por meio de dois inquéritos civis.
Após manifestação, Susam informa que atendimento a pacientes renais na Clínica Santa Júlia será retomado nesta segunda-feira (27/6)- Foto: No Amazonas é Assim