Saiu o atestado de óbito de Livia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos. Segundo a perícia, a jovem faleceu devido a uma lesão no “saco de Douglas”, estrutura situada entre o útero e o reto. A Polícia Civil está empenhada em esclarecer as circunstâncias que levaram a essa fatalidade, investigando a morte como suspeita.
Em declarações à revista IstoÉ, o advogado Alfredo Porcer confirmou que a causa da morte apontada pela perícia foi a ruptura do saco de Douglas na parede vaginal esquerda. Contudo, ressaltou a necessidade de exames adicionais, incluindo o laudo do Instituto Médico Legal (IML), o prontuário médico e os registros dos primeiros atendimentos. Atendendo às solicitações das autoridades, o atestado de óbito permanecerá disponível nos autos para a devida apuração.
A versão apresentada pelo jogador à polícia indicou que ele conheceu Livia por meio das redes sociais, e o encontro naquele dia (30) seria o primeiro entre eles. A jovem informou à família que assistiria ao jogo entre Corinthians e São Paulo em um restaurante com uma amiga, mas, na realidade, dirigiu-se ao apartamento do jogador do Corinthians.
Durante o encontro, Livia teria desmaiado durante a relação sexual, levando Dimas a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para encaminhá-la a uma unidade de saúde. Contudo, na ambulância, a mulher sofreu duas paradas cardíacas e intenso sangramento na região íntima. Apesar de ser reanimada, não resistiu, passando por mais duas paradas cardíacas no Hospital Municipal Tatuapé, onde veio a óbito.
A família da jovem foi informada durante o transporte por uma socorrista, e, na unidade de saúde, ocorreu um desentendimento entre o pai de Livia, um ex-policial, e Dimas. As autoridades registraram o caso como morte suspeita e, durante investigações no apartamento, encontraram vestígios como uma pequena quantidade de sangue em um colchão, uma camisinha usada e dois cigarros eletrônicos. Câmeras de segurança do prédio do jogador também foram obtidas para apuração dos fatos.
Em nota, o Sport Club Corinthians Paulista afirmou acompanhar os desdobramentos do caso, permanecendo à disposição das autoridades e lamentando a morte de Livia Gabriele da Silva Matos. O advogado do atleta manifestou que ele está abalado e esclareceu que nenhum dos envolvidos consumiu bebida alcoólica ou utilizou drogas, exceto os cigarros eletrônicos.
O saco de Douglas
O saco de Douglas é uma estrutura que nas mulheres fica entre o útero e o reto, e nos homens permanece entre a bexiga e o reto. A cavidade foi batizada com o nome do anatomista escocês James Douglas, que descreveu pela primeira vez tal espaço, de acordo com o Dicionário Médico da Universidade de Navarra. Ainda segundo o instituto, a parte do corpo é importante no diagnóstico de doenças como a endometriose, ou acúmulo de líquido no abdômen.
Dimas Cândido de Oliveira Filho e Livia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos / Foto: Reprodução