Publicado
2 anos atrásno
Presidente do Instituto Nacional Afro Origem do Amazonas (Inaô – AM) e representante das causas negras, o jurista Christian Rocha será homenageado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) durante reunião solene de Outorga da “Medalha de Ouro Nestor Nascimento”, propositura de autoria do vereador William Alemão (Cidadania), por meio da resolução n 151, de 14 de março de 2022. A honraria será concedida nesta sexta-feira (17), às 10h, no plenário Adriano Jorge, Paço Municipal dos Manáos, localizado na Rua Padre Agostinho, bairro Santo Antônio,na Zona Oeste da cidade.
Conforme a proposta, aprovada na CMM nesta quarta-feira (23), o Projeto de Decreto Legislativo n° 024/2022 concede a medalha como reconhecimento pela sua relevante atuação em defesa das causas negras e afrodescendentes na cidade de Manaus.
Em seus mais de 20 anos de ativismo, o atual presidente do Inaô é autor do feriado da Consciência Negra no âmbito municipal. Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal, Christian já foi candidato a vereador de Manaus nas eleições de 2020, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ao portal de notícias Amazônia Press, Christian falou sobre a homenagem que será recebida.
“Eu agradeço a Deus por tudo que acontece na minha vida seja pelas coisas boas ou ruins, agradeço ao vereador William Alemão, autor desta propositura a comunidade negra no Amazonas merecia a muito tempo tal reconhecimento, esse é o primeiro de muitos reconhecimentos, meu ativismo eu entendo como missão, nunca negociei a causa negra, nunca leiloei, a história, nosso histórico é de luta e exclusão”, disse.
“Quanto mais reconhecimento mais responsabilidades nos são impostas, e dentro da minha limitação e simplicidade vamos apresentando situações, que diminuem essa desigualdade abismal, o Amazonas precisa estar preparado para debater racismo estrutural, racismo ambiental, perfilamento e letramento racial”, complementou.
Além disso, Christian também comentou sobre a importância da honraria que leva o nome de Nestor Nascimento, que foi advogado, jornalista e reconhecida liderança do movimento negro em Manaus, fundador do Movimento Alma Negra (MOAN). Nestor também fundou a Associação de Moradores e Amigos da Praça 14 de Janeiro e da Escola de Samba Vitória Régia, região da cidade onde viveu toda sua vida com sua família e onde existe o Quilombo do Santo Benedito.
“O Nestor Nascimento é um ícone em todo o mundo e nada mais justo do que termos uma honraria que leve seu nome. Lembro de tudo como se fosse hoje quando conheci o Nestor Nascimento. Nós ativistas não galgamos honrarias mas todo reconhecimento é maravilhoso, e o William Alemão transformou expectativas em realidades ao criar tal homenagem”, pontuou.
Atuante há mais de 20 anos no movimento negro no Amazonas, Christian Rocha já foi candidato à cargos políticos em decorrência de sua militância em movimentos sociais. O ativista começou a se introduzir no movimento negro por volta dos seus 14 anos e a participar ativamente como líder a partir dos 21 anos. Jurista com um extenso histórico de militância, trabalho social e projetos, Rocha pontua que se depara constantemente com o racismo cultural e estrutural.
“Já fiz muitas palestras, doações, trabalhos, audiências, orientações e sem contar todas as homenagens que já recebi pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e pelo Senado Federal. Observamos que em toda essa nossa trajetória, infelizmente, não só nos deparamos com o racismo cultural e estrutural. Nós não estamos impondo a nossa cor da pele, estamos apenas impondo a problemática da causa social e racial. Queremos apenas a capacidade e o discernimento de poder debater, discutir, dialogar e apresentar soluções por meio de projetos de lei para que possamos melhorar a vida do pobre, do preto, da mulher, da Pessoa com Deficiência (PCDs) e da comunidade LGBTQIA+. Queremos apenas dar voz à essas classes e comunidades”, manifestou.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
David Reis quer novamente ser Presidente da CMM mesmo com histórico de escândalos e polêmicas
Ver. Diego Afonso participa da primeira reunião preparatória do Diretório Estadual do União Brasil
Câmara Municipal de Manaus retoma as atividades cheia de mudanças principalmente tecnológicas. Confira as principais!
CMM faz ‘reparação histórica’ ao tramitar Projeto que iguala salário-base ao valor do mínimo de R$ 1.320, durante gestão Caio André
Presidente do INAO, Christian Rocha, consegue Bolsas de 60% de descontos em ensino superior para negros e pessoas com baixa renda! Confira
“Não sou eu que quero, quem quer é o povo” diz Marcelo Generoso ao lançar pré-candidatura para vereador de Manaus