Nesta terça-feira (20), importantes representantes dos Tribunais de Contas estiveram reunidos no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília para testemunhar a posse da nova diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para o biênio 2024-2025. A cerimônia contou com a presença da presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins dos Santos, do corregedor do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio Neto, e do coordenador da Escola de Contas Públicas (ECP), conselheiro Júlio Pinheiro.
A nova direção foi eleita durante assembleia geral ordinária realizada em Fortaleza (CE) no ano de 2023. A Atricon, fundada em 26 de agosto de 1992, tem como objetivo principal representar, defender e aprimorar os Tribunais de Contas e seus membros, contribuindo para o aperfeiçoamento do Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade.
O conselheiro Edilson Silva, do TCE-RO, assumiu a presidência da Atricon, acompanhado do vice-presidente Joaquim Neto, do TCM-GO, e de vice-presidentes institucionais de diferentes estados brasileiros. A conselheira Milene Dias da Cunha, do TCE-PA, foi empossada como secretária-geral da Associação.
Durante o evento, o conselheiro Edilson de Sousa Silva, em seu primeiro pronunciamento como presidente recém-empossado, compartilhou sua trajetória no controle externo. Além disso, foi empossado o conselho fiscal da entidade, composto por representantes de diferentes Tribunais de Contas.
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, destacou a relevância da Atricon, afirmando que “quando a Atricon fala, o sistema Tribunal de Contas é ouvido”. A solenidade contou com a presença de ministros, parlamentares, membros do sistema de controle externo brasileiro e representantes do Tribunal de Contas de Angola. A nova diretoria assume o compromisso de fortalecer o papel fundamental dos Tribunais de Contas na fiscalização e aprimoramento das contas públicas do Brasil.
Presidente e conselheiros do TCE-AM prestigiam posse da nova diretoria da Atricon-
Imagem: Divulgação