Publicado
2 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Um evento que vai entrar para história da cidade de Silves, município distante 336km de Manaus, foi a audiência pública que reuniu mais de 700 pessoas para discutir o licenciamento ambiental do sistema de escoamento de gás natural do Campo de Azulão. O encontro, coordenado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal Profª Alda Amazonas Martins, neste sábado (17/6).
O projeto da empresa ENEVA tem como objetivo gerar 5 mil novos postos de trabalho no pico das obras.
A audiência pública buscou proporcionar um espaço de diálogo aberto com as comunidades locais e a sociedade civil em geral, com transparência e clareza. Durante aproximadamente cinco horas, todos os cidadãos inscritos tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões e serem ouvidos.
Dentre os presentes estavam o prefeito de Silves, Raimundo Paulino de Almeida Grana, o presidente do IPAAM, Juliano Valente, o deputado estadual Sinésio Campos, que preside a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o vereador de Manaus, Sassá da Construção, vereadores locais, representantes do Ministério Público, membros da sociedade civil, profissionais da imprensa e outras autoridades locais.
Durante o evento, a empresa Eneva assumiu o compromisso de manter a transparência em todas as fases do projeto, respeitando as leis e regulamentos para contribuir com o desenvolvimento regional, gerar empregos e preservar o meio ambiente. Essa postura ressalta a importância de conciliar o avanço econômico com a conservação dos recursos naturais.
Essa audiência pública serviu como uma valiosa oportunidade para a população de Silves e região se manifestar e conhecer mais sobre o projeto de escoamento de gás natural do campo de Azulão. Ao permitir que todos os presentes participassem e expressassem suas opiniões, foi possível estabelecer um ambiente de debate construtivo, buscando encontrar soluções que beneficiem tanto a comunidade quanto o meio ambiente.
Com um investimento de 5,8 bilhões no projeto, as obras vão impulsionar a economia dos municípios de Silves e Itapiranga com a arrecadação de impostos e royalties. O comércio local também será estimulado devido as demandas do projeto na aquisição de bens e serviços. Além disso, a geração de emprego e renda aumentará com a contratação de mão-de-obra local, de forma direta e indireta.
A segunda audiência pública está prevista para ocorrer neste domingo (18/6), no município de Itapiranga.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Vídeo: Madrasta é flagrada espancando enteada de 13 anos em Silves
Wilson Lima inaugura primeira escola de tempo integral do Cetam em Silves para formação em petróleo e gás
Wilson Lima acompanha fase final de obras que conectarão Avenidas Silves e Maués
Marcelo da Civil tem candidatura à Prefeito de Itapiranga oficializada em Convenção Partidária
Polícia prende pai que estupr0v e engravidou a própria filha em Itapiranga, no Amazonas
Eneva oferece “Lounge da Imprensa” no Curral do Boi Garantido