Brasileiro já está acostumado com os incrementos nos preços dos produtos e serviços. Porém, os donos de carro estão sofrendo com incrementos extraordinários nos últimos tempos. Nesse cenário, e influenciadas por várias razões, as companhias seguradoras continuam a incrementar as suas tarifas.
Motoristas sofrem com novidades desagradáveis para o orçamento deles. Quem possui um carro já teve que lidar com o incremento nos valores de venda dos carros e com as altas e baixas nos preços da gasolina -que felizmente leva semanas com registro de queda-. Pois bem, tem mais um elemento que precisa ser levado em conta pela sua importância, e porque os seus preços também não param de subir.
Trata-se do valor dos seguros de carro. Segundo o Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), as coberturas de proteção para veículos já registraram mais de cinco incrementos nos primeiros 9 meses do ano.
De acordo com um levantamento feito pela Minuto Seguros, as apólices para os carros mais vendidos registraram incrementos de até 158 pontos percentuais apenas neste ano. Só a modo de referência, destacam o Cronos, com aumentos de 113% para o perfil masculino, e a HB20 com incrementos de 158% para o perfil feminino.
É claro que esses aumentos superam consideravelmente os 8,73% de inflação acumulada dos últimos doze meses segundo os dados publicados pelo IBGE. Para ter um pouco mais de claridade a respeito, a própria Fenacor (Federação Nacional de Corretores de Seguros) solicitou explicações à Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).
Em resposta à solicitude, a FenSeg apresentou uma declaração expondo os principais fatores que influenciaram nos últimos incrementos nos preços dos seguros de carro registrados na maioria das regiões do país neste ano.
O anúncio da entidade destaca como uma das razões mais importantes, o aumento geral de crimes como roubo e furto de carros. Segundo a Federação, o principal motivo destes sinistros está ligado ao desmanche para a revenda de peças -que estão em falta nas linhas de produção- por meios ilegais e alternativos.
Na mesma linha, os sucessivos aumentos nos seguros de carro também estão ligados a diminuição no percentual de recuperação de unidades roubadas. Isto, de novo, deve-se ao rápido desmanche que é feito pelos ladrões, o que impede que a polícia identifique novamente o carro.
Como é determinado o valor dos seguros?
Para entender a importância dos roubos e outros sinistros nos preços dos seguros, é importante conhecer o mecanismo de conformação dos preços deles.
Na hora de segurar um carro, as companhias analisam diversas características, tanto do veículo quanto do dono dele. O modelo, idade, quilometragem, etc. Enquanto aos dados ligados ao motorista, sao considerados a idade dele, sexo, estado civil, lugar de moradia, etc.
Tudo isso cria um perfil que permite identificar o quanto aquela pessoa está exposta a riscos que, eventualmente, vão fazer com que a companhia tenha que indenizar por danos ou perdas. Assim, se na maioria das cidades os índices de roubos ou furtos crescem, as seguradoras registram um aumento na probabilidade de ter que custear os valores daquelas unidades roubadas.
Aumento dos roubos e furtos de automóveis entre as razões para o aumento do preço do seguro Auto / Foto : Divulgação