Na manhã deste domingo (22/12), um avião de pequeno porte caiu no centro de Gramado, na Serra Gaúcha, pouco após decolar do aeródromo de Canela. De acordo com Marcelo Sulzbach, presidente do aeroclube local, a aeronave enfrentou condições meteorológicas adversas, entrando em um banco de nevoeiro logo após levantar voo.
A aeronave, um turboélice Piper Aircraft PA-42-1000, com matrícula PR-NDN, foi fabricada em 1990 e tinha capacidade para nove ocupantes. Apesar de estar com a documentação em dia, não possuía autorização para operar como táxi aéreo.
O aeródromo de Canela, que opera exclusivamente sob regras de voos visuais, exige um mínimo de 5.000 metros de visibilidade horizontal e um teto de mil pés. No entanto, segundo Sulzbach, as condições climáticas no momento estavam abaixo dos parâmetros regulamentares.
As autoridades investigam as causas do acidente e se a operação da aeronave estava em conformidade com as normas de segurança. Novas informações serão divulgadas à medida que a apuração avançar.