Na manhã desta segunda-feira (12/3) um avião de passageiros caiu enquanto aterrissava no aeroporto de Katmandu, capital do Nepal, deixando 50 mortos. A aeronave da companhia aérea bengalesa US-Bangla transportava 67 passageiros e quatro tripulantes. Segundo informou a Reuters e Associated Press.
Avião com 71 pessoas cai durante aterrissagem em aeroporto e deixa 50 mortos no Nepal – Imagem: Niranjan Shreshta/ AP
O general Gokul Bhandari, porta-voz do exército do Nepal, afirmou que o balanço de vítimas não está claro, mas 50 pessoas morreram no acidente, segundo a Associated Press. Responsáveis do Kathmandu Medical College, hospital mais próximo do aeroporto, disseram que estão atendendo 16 sobreviventes.
Não havia brasileiros entre os passageiros do voo que tinha saído de Dacca (capital de Bangladesh). Um porta-voz da aeronave da companhia aérea US-Bangla afirmou à Associated Press que 32 dos passageiros eram de Bangladesh, 33 do Nepal, um da China e um das Maldivas. A nacionalidade da tripulação não foi divulgada.
Basanta Bohora, funcionário da empresa de turismo Raswita International Travels and Tours, é um dos sobreviventes. Ele diz que havia 16 nepaleses que trabalhavam em diversas companhias do setor a bordo, retornando de um treinamento em Bangladesh.
Ele afirma não se lembrar do momento do acidente, apenas que foi levado a um hospital e depois transferido para outro. “Tive ferimentos na cabeça e nas pernas, mas tenho sorte por ter sobrevivido à provação”, disse ao jornal “Kathmandu Post”.
Aashish Ranjit, outro sobrevivente, também relatou uma forte turbulência e um barulho muito alto. Ele perdeu a consciência e, ao despertar, viu fogo na cabine.
As causas do acidente ainda são investigadas e ainda não está claro, segundo a Reuters, se o piloto acionou o sinal de socorro.
Avião com 71 pessoas cai durante aterrissagem em aeroporto e deixa 50 mortos no Nepal – Imagem: Niranjan Shreshta/ AP