Lyric Laboy, de um ano e três meses, ficou presa sozinha ao lado do corpo da mãe por cinco dias, em julho de 2021, em um abrigo para pessoas em situação de rua em Nova York, Estados Unidos. Ela foi encontrada sob uma cama com Shelbi Westlake, 26, que havia morrido por uma overdose acidental. Funcionários do local, o East River Family Center, fizeram o resgate.
A bebê estava coberta por fezes e desidratada, sendo levada com urgência ao hospital, segundo a petição feita na Suprema Corte de Manhattan pelo pai, Quraan Laboy, 31, que pretende processar o Departamento de Pessoas Desabrigadas por cinco milhões de dólares (mais de 27 milhões de reais, aproximadamente).
A agência nega que a bebê foi deixada sozinha por cinco dias, afirma o NY Post, mas não declarou qual foi o período exato. O incidente está sob investigação, afirma o departamento, que diz que o local vai realizar uma checagem mais rigorosa.
Lyric Laboy ainda não se recuperou totalmente, afirma o pai. “Eu não sei por quanto tempo ela vai sofrer com isso. Ela tem muita ansiedade gerada por separações”, declara ele, que ainda diz que a filha perdeu mais de três quilos durante o processo.
A criança tem “continuamente batido em seu pai enquanto ele está dormindo para se certificar de que ele está vivo”, afirma o advogado de Quraan, Seth Harris.
Quraan e Shelbi haviam se separado e a mãe e a bebê foram morar no abrigo, reporta o NY Post. Ninguém percebeu que ela havia morrido até uma vizinha notar um odor estranho, de acordo com os papeis do processo.
“Eu tive que deixar tudo de lado. Ela é minha prioridade número um agora”, afirma o pai. “Minha filha vai ter que lidar mentalmente com isso pelo resto de sua vida.”
Shelbi Westlake morreu por uma overdose acidental e sua filha de 1 ano e 3 meses ficou 5 dias ao lado de seu corpo (Foto: Reprodução Instagram)