Publicado
6 anos atrásno
No último domingo (8) um bebê de 10 meses morreu no Hospital Público de Santo Antônio do Içá, município a 881 km de Manaus, após o médico, Diedre Henrique Arce Foster, sem registro no Conselho Regional de Medicina ter prescrito para o bebê uma dosagem 10 vezes maior de um medicamento para alergia.
O bebê Henzo Matheus Pinto Elias deu entrada no Hospital de Santo Antônio do Içá com quadro de febre e vômito, ele foi atendido pelo médico Diedre na unidade de saúde que receitou o uso de dipirona e 25 miligramas de prometazina – medicamento usado para combater reações alérgicas. De acordo com informações da família, depois que a medicação foi aplicada, o pai do bebê foi chamado pelo médico, que corrigiu a receita para 2,5 miligramas do medicamento. O quadro clínico do bebê piorou, que chegou a ser transferido para o Hospital do Exército no dia 4 de julho, mas não resistiu e morreu na tarde do domingo (8).
Na certidão de óbito da criança consta que a causa da morte foi edema cerebral e hemorragia intracraniana. O Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) investigará o caso por crimes de negligência, exercício ilegal da medicina e até crime de homicídio.
O médico, sem registro no Conselho Regional de Medicina, foi exonerado em fevereiro deste ano pela Prefeitura de Santo Antônio do Içá após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Mas o médico continuava atendendo os pacientes mesmo estando afastado do cargo.
A prefeitura do município emitiu nota afirmando que o médico cirutgião Diedre Henrique Arce Foster, “por saber da enorme demanda no Hospital Dom Alberto Marzi, estava fazendo trabalho voluntário por 10 dias, estando com a sua viagem de saída do município marcada e agendada.”
O médico tem diploma de medicina da Bolívia, mas não possui validação para atuar no Amazonas. Segundo o TCE-AM, ele não tem inscrição no Conselho Regional de Medicina ou vinculação ao “Programa Mais Médicos”, do Governo Federal.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Reviravolta: Perícia emergencial aponta laudo sobre a bebê levada do próprio velório com sinais vitais
Vídeo: Bebê de 8 meses é retirada de velório após sinais vitais, confira relato do pai
As Feiras de Produtos Regionais da ADS retornam em Manaus a partir desta terça-feira (9)
RBD: Anahí não termina show e deixa estádio de ambulância em São Paulo
Polícia Federal intercepta tambaquis recheados de drogas no interior do Amazonas
FAF promoverá a Copa da Floresta, o maior campeonato dentro da Floresta Amazônica