O presidente Jair Bolsonaro cancelou o encontro que teria com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que desembarca no Brasil neste sábado (2/7). Bolsonaro se irritou quando soube que o líder português aproveitará a sua passagem por São Paulo, onde participará da Bienal do Livro, para conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera todas as pesquisas de intenção de votos à Presidência da República.
Marcelo de Souza havia afirmado, na segunda-feira (27/6), durante abertura da Conferência dos Oceanos, que, além do encontro com Bolsonaro e da participação em eventos comemorativos aos 200 anos da independência do Brasil, conversaria com dois ex-presidentes brasileiros: Lula e Michel Temer.
A viagem do presidente português ao Brasil tem como objetivo incrementar as relações entre os dois países. Os brasileiros já são o maior grupo de estrangeiros em Portugal: oficialmente, são mais de 204 mil, mas estima-se que o total passe de 300 mil. Curiosamente, Bolsonaro é o único presidente brasileiro desde o regime democrático que não visitou Portugal.
Bolsonaro não se encontrará com presidente de Portugal
Michel Temer ficou surpreso ao saber da postura de Jair Bolsonaro de não receber o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, em Brasília na próxima semana.
O chefe de Estado português tem um almoço com Bolsonaro no Itamaraty, mas fontes do palácio começaram a confirmar aos jornalistas a disposição do presidente de não receber o português.
Para Temer, que vai conversar com Rebelo em São Paulo no domingo, a decisão de Bolsonaro seria lamentável. “Vou estar com o presidente de Portugal no domingo e até vou aconselhá-lo a telefonar para Bolsonaro”, diz Temer.
O ex-presidente também foi convidado para o almoço no Itamaraty com o chefe de Estado português.
Michel Temer ficou surpreso ao saber da postura de Jair Bolsonaro