O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou na manhã deste sábado (8/10) de uma romaria fluvial em celebração ao Círio de Nazaré, em um rio na cidade de Belém, no Pará. O anúncio da presença do candidato do PL à reeleição, Jair Bolsonaro, no evento religioso foi contestado por autoridades paraenses e pela igreja católica. O governador reeleito do estado, Helder Barbalho (MDB), disse que o Círio de Nazaré é “intocável” e “algo de que nenhum político tem o direito de se apropriar”.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), criticou a participação de Bolsonaro e declarou que “fé de todos os paraenses não pode ser sequestrada por uma candidatura à presidência”.
A Arquidiocese de Belém, responsável pela organização do evento, divulgou nota em que diz não ter convidado “qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal” para o Círio. “Não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio”, afirmou a Arquidiocese.
A agenda de campanha de Bolsonaro já havia confirmado a presença dele no chamado Círio fluvial, quando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré é colocada numa embarcação da Marinha e levada de um distrito de Belém até o centro da cidade, seguida o trajeto seria de jet skis e embarcações com capacidade para até 700 pessoas.
Depois da repercussão negativa, a assessoria de Bolsonaro afirmou à que o presidente participa da celebração como um “chefe de Estado” e que o comparecimento dele não é um compromisso como candidato à reeleição.
‘Sírio de Nazaré’
Postagem feita no perfil de Bolsonaro no Instagram neste sábado continha erro de grafia na legenda que acompanhava uma foto do presidente durante a romaria fluvial.
A mensagem dizia “Sírio de Nazaré (08/10/2022)” com a letra “S” – o que remete ao que pertence à Síria, país do Oriente Médio. A grafia correta do evento religioso, no entanto, é “Círio”, com “C”.
A publicação ficou poucos minutos no ar, conforme verificado pela Rede Liberal. Depois, a postagem foi apagada e uma nova foi colocada no lugar, desta vez sem erro de grafia.
Bolsonaro faz campanha de jet-ski no Círio de Nazaré e Igreja Católica condena uso político- Imagem: Reprodução
Bolsonaro faz campanha de jet-ski no Círio de Nazaré e Igreja Católica condena uso político- Imagem: Reprodução