Manaus
Bosque da Ciência pode voltar como ponto de turismo sustentável e ciência na Amazônia

Publicado
2 semanas atrásem
Por
Juliana Aguirre
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), recebeu, nesta quinta-feira 10/4, na sede da instituição, representantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) para discutir o fortalecimento do Bosque da Ciência como um importante instrumento de popularização da ciência na região amazônica. A iniciativa faz parte de uma série de ações que visam retomar, ampliar e diversificar a oferta turística e cultural na cidade.
Durante a reunião, liderada pelo diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, foram apresentadas propostas que objetivam tornar o Bosque da Ciência ainda mais acessível a moradores e visitantes, reforçando seu papel como espaço de sensibilização ambiental, pesquisa científica e lazer educativo. No encontro, o Inpa destacou a relevância de se consolidar o bosque no roteiro turístico de Manaus, o que fortalecerá a imagem da cidade como um polo de conhecimento e divulgação científica.

Fotos – Thelson Souza/Manauscult
Além das pautas para a reabertura e fortalecimento das atividades do Bosque da Ciência, foram discutidos pontos como melhorias de infraestrutura para receber visitantes e promover atividades de educação ambiental; ampliação de parcerias com instituições públicas e privadas, incentivando a adoção de práticas sustentáveis; e a valorização de projetos de estágio e extensão universitária, que podem contribuir para pesquisas e ações de preservação e promoção de atividades interativas para o público infantil, reforçando a importância do bosque como espaço lúdico e formativo.
Na oportunidade, Jender Lobato sugeriu que a Manauscult e o Inpa firmem parcerias para a realização de uma exposição científica durante o #SouManaus Passo a Paço, um dos maiores eventos culturais do Brasil. A mostra contará com atrações que demonstram a biodiversidade da região, além de trazer pesquisas desenvolvidas pelo Inpa para a conservação da fauna e flora amazônicas.
De acordo com o chefe do Serviço de Apoio às Áreas de Visitação do Bosque do Inpa (Seaav/Inpa) Jorge Lobato, a iniciativa é essencial para aproximar a população das pesquisas científicas desenvolvidas na Amazônia. “É fundamental despertar o interesse de crianças, jovens e adultos para as questões ambientais, fazendo com que todos compreendam a importância da floresta para o equilíbrio do planeta”, destacou.
O encontro reforçou a convergência de esforços entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, e o Inpa, que pretendem ampliar o alcance de suas ações na cidade, sempre com foco na preservação ambiental, educação e fomento à pesquisa. As equipes técnicas de ambas as instituições devem dar continuidade às discussões nas próximas semanas, elaborando um plano de ação integrado, estimulando o turismo sustentável e o desenvolvimento cultural da capital amazonense.
Você Poderá Gostar
Prefeitura de Manaus promove palestra sobre Segurança do Paciente no Hospital Adriano Jorge
Mais de 36 mil alunos da rede municipal fazem simulado do programa Educa+Manaus
Prefeitura de Manaus reforça apoio ao Festival de Teatro do Amazonas em reunião com a Fetam
Gestão David Almeida ganha destaque nacional por avanços em sustentabilidade na Amazônia
UBS Silvio Santos realiza ação do Abril Verde com foco na saúde do trabalhador
Prefeito David Almeida reforça papel de Manaus na agenda climática no Encontro da Amazônia Legal