Publicado
1 ano atrásno
O Çairé 2023 está sendo um evento verdadeiramente especial, e a noite de ontem (16) foi uma celebração memorável, marcada pela emocionante apresentação do boto Tucuxi. Sob o tema “Yandé, o Sairé”, que traduzido da língua nativa dos Borari significa “Nós”, a essência mais profunda e autêntica do Çairé foi trazida à vida.
O Çairé é mais do que uma simples festa, é a união de um povo, a preservação de tradições e o cultivo de valores que moldam a cultura da região. Durante a apresentação do Boto Tucuxi, essa união se fez presente de forma brilhante no Lago dos Botos. Os moradores e visitantes se uniram para celebrar a riqueza de sua herança cultural, lembrando a importância de manter viva a chama do Sairé.
O boto Tucuxi, figura icônica e misteriosa das lendas amazônicas, encantou a todos com seus movimentos graciosos e mágicos. Foi uma noite de esplendor e fascinação, em que as águas do rio pareciam dançar em sintonia com a música e a cultura local. As tradições ancestrais ganharam vida diante dos olhos de todos, conectando as gerações e inspirando um profundo apreço por essa herança cultural única.
E agora, convidamos todos a se juntarem a nós na segunda noite do Çairé 2023, quando teremos a honra de apresentar o Boto Cor de Rosa. Será mais uma oportunidade para celebrar, aprender e se emocionar com as maravilhas da cultura Borari e da Amazônia. Venham fazer parte dessa celebração que une “Nós” em um vínculo inquebrável de respeito pela tradição e amor pela região. Junte-se a nós para vivenciar a verdadeira essência do Sairé em uma noite que promete ser tão especial quanto a primeira. O Çairé 2023 continua, e esperamos que todos se juntem a nós nessa jornada de descoberta e celebração.
Para contar o seu enredo, o Tucuxi usou 12 alegorias (algumas gigantescas) ao longo da apresentação vibrante, marcada pelo passos ritmados do carimbó, pela cênica de cada um dos seus componentes e, principalmente, pela alegria contagiante.
Sob o comando e olhares atentos da Comissão de Artes composta por Allan Hills, Elivelton Corrêa, João Pedro Dias e Ludnéa Lobato, os 500 brincantes entregaram um belíssimo espetáculo ao público que lotou o Lago dos Botos. O espetáculo foi embalado pelo Regional Tucuxi (Yandé, a folia do Sairé!).
Homenageado do Projeto foi o Fundador do Boto Tucuxi, Edilberto Ferreira. Figura importantíssima no crescimento do Tucuxi. Visualizou tudo o que hoje o Tucuxi é. Edilberto ao lado do amigo e presidente hoje Toninho Araújo e ex Boto Homem, figuras importantes no Festival do Boto.
O Çairé 2023 tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da Equatorial Energia, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Patrocínio de Devassa e Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear, Parceria do Banpará e Guaraná Tuchaua. Com produção de Borari e Muiraquitã. A realização está sob a responsabilidade da Namazônia, Comunidade de Alter de Chão, Prefeitura de Santarém e Ministério da Cultura, Governo Federal.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Polícia prende no Pará suspeito de assassinar o Gari “Parazinho” em Manaus
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Vídeo mostra momento em que jovem escapa de sequestro na Cidade Nova
Mulheres se embolam na briga por alecrim e ele filma tudo envergonhado
Tudo que você precisa saber sobre o Festribal de Juruti nos dias 31 de Julho e 1, 2 e 3 de agosto!
Homem agride esposa e acaba m0rt0 pelo irmão e o pai da esposa no Pará