Publicado
7 anos atrásno
Sem dúvida a Cachoeira do Mutum, localizada em Presidente Figueiredo (distante 107km de Manaus), é um dos pontos naturais mais lindos do Estado do Amazonas. Muita gente, ao ver as fotos da Cachoeira do Mutum, se anima para ir até lá, porém, é necessário saber algumas coisas antes de ir.
Pra chegar ao local é preciso levar duas coisas em consideração: Primeiramente que você precisará de um carro 4×4 para evitar surpresas. Algumas pessoas se aventuram em carros pequenos (gol, march, siena, uno, etc) porém, o risco de atolar e acabar o passeio é alto. Também dá para se chegar a pé, porém, será necessário percorrer cerca de 6KM de trilha com poças de lama no caminho, o que dará em média mais de 1hora de caminhada.
Algumas pessoas acampam no local. A entrada é R$ 10.00. O lugar é limpo. O acompanhamento do guia é importante.
Muitas pessoas enfrentam as dificuldades do caminho para aproveitar as piscinas naturais.
A entrada deste paraíso natural fica no Km 54 da estrada de Balbina (AM240). Do lado esquerdo da pista no sentido Presidente Figueiredo – Balbina. Uma placa amarela indica a entrada do local.
A queda é muito bonita e há pedras para apoio, nas quais você consegue ancorar para sentir a força da água. Além disso, há uma piscina natural para banho e amplo espaço para acampar, confraternizar, descansar ou fazer um churrasco. Outra característica interessante é a presença de poços logo antes da queda, nos quais você pode mergulhar ou ficar de “bubuia”.
A primeira visão é de uma ponte feita com duas toras de árvores/madeira amarradas. É necessário atravessar, mas não é nada complicado. Tem cordas para o apoio das mãos. Após isso, chega-se na outra margem e onde pode-se percorrer a pé a corredeira (na água mesmo ou pela margem). Neste local encontram-se os famosos buracos nas pedras. São fundos mas não puxam para baixo ou possuem correnteza.
O fundo é feito de areia e toras de madeira. Há peixes neste buracos. É bem interessante. Andando um pouco mais será possível avistar uma grande área de pedra com um casebre de madeira, onde presumo ser possível pernoitar com sacos de dormir. Seguindo uma pequena trilha de menos de 50m, chega-se à cachoeira do Mutum. Esta é de tirar o fôlego! Possui cordas no local que dão acesso à área abaixo da cachoeira. Possui também um área de praia com areia onde é possível armar uma barraca para acapamento. Há toras de árvores caídas em meio à correnteza após a cachoeira que pode-se subir e contemplar a queda-de água. Muito bonito. idela para visitar e acampar.
É só na vazante dos rios que elas se revelam, mas a beleza natural é ímpar. São cerca de 10 piscinas naturais, cravadas em uma área rochosa da Cachoeira do Mutum, no km 54 da estrada de Balbina, em Presidente Figueiredo, município a 100km de Manaus.
Abaixo um vídeo de drone sobre este local paradisíaco há poucos km da capital Manaus.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Casal é flagrado por policiais enquanto mantinha relações sexuais na orla do Urubuí, em Presidente Figueiredo
A polícia apreende cestas básicas que seriam utilizadas para a compra de votos em Presidente Figueiredo
Blitz TCE realiza inspeção em Presidente Figueiredo para avaliar aplicação de recursos públicos
Inpe aponta queda de desmatamento no Amazonas em 46,9%
DPE-AM inicia agendamentos para mutirão de reconhecimento de paternidade e maternidade em Manaus