Publicado
5 anos atrásno
Os bois-bumbás Caprichoso e Garantido abriram o 54º Festival Folclórico de Parintins, na noite de sexta-feira (28/06), com grandes espetáculos em busca do título do campeonato de 2019. Após receberem o certificado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que reconhece o Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e de Parintins como Patrimônio Cultural do Brasil, a disputa entre as maiores agremiações de boi-bumbá do país iniciou no Complexo Cultural de Parintins (Bumbódromo) e vai até este domingo, (30/06).
Além do certificado do Iphan, os presidentes dos bumbás Caprichoso de Garantido receberam do governador Wilson Lima placas simbólicas com reconhecimento de patrimônios culturais do Brasil. Ele destacou a importância do certificado para a cultura da região e dos povos que se unem para manter viva a tradição do festival há mais de meio século.
“Esse é o grito do povo que tem a cultura na sua veia, que ajuda a falar da preservação da floresta e dos recursos naturais, mas acima de tudo do ser humano, do caboclo, do índio e do negro, do quilombola, do ribeirinho. Isso é algo que nos abre portas”, declarou o governador durante solenidade realizada na arena do Bumbódromo, pouco antes do início da primeira noite de apresentação das duas agremiações.
Wilson Lima ressaltou a importância da valorização do folclore do Amazonas e disse que, neste ano, o Governo do Amazonas fez um esforço para antecipar o investimento que é feito para preparar o festival, que, anualmente, recebe mais de 60 mil turistas, movimentando a economia do estado. As duas agremiações receberam patrocínio de R$ 5 milhões do Estado, que foi pago em três parcelas.
“Neste ano fizemos diferente, em comparação aos anos anteriores, porque antecipamos os recursos para as duas agremiações folclóricas e também a entrega do Bumbódromo reformado, o que não acontecia há muito tempo. Isso dá mais tranquilidade aos artistas e trabalhadores que criam este espetáculo”, frisou.
Valorização cultural – O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destacou que a inscrição do Complexo Cultural do Boi Bumbá no Livro de Celebrações vai potencializar a visibilidade e a motivação dos artistas envolvidos nessa manifestação, não apenas em Parintins, mas no Estado. “É um reconhecimento muito importante para os artistas e a todos que dedicam sua vida ao folclore do Amazonas”, disse.
Segundo o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Queiroz, esse reconhecimento público na abertura do Festival Folclórico é importante para valorizar ainda mais o trabalho de todos que constroem a manifestação cultural. “Há um intenso envolvimento da comunidade local na preparação do Boi Bumbá, sendo necessários inúmeros saberes de tradição popular que, juntos, resultam no Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins”, ressaltou.
Além de Caprichoso e Garantido, o Iphan listou, em oito municípios abarcados pelo inventário realizado nas regiões do Médio e Baixo Amazonas, mais de 80 conjuntos expressivos de bois bumbás, em atividade e em memória. Os festejos relacionados a brincar de boi acontecem de diferentes maneiras e de acordo com a localidade em que são realizados.
Fortalecimento da identidade cultural – Para o presidente do boi-bumbá Caprichoso, Babá Tupinambá, o certificado do Iphan que fortalece o folclore de Parintins. “Esse reconhecimento valoriza ainda mais um trabalho de quase 100 anos, que é realizado no meio da floresta, numa pequena ilha. É algo que os bois de Parintins mereceram e que vai fortalecer ainda mais a divulgação do nosso folclore não só na região amazônica, mas no Brasil e no mundo”.
O presidente do boi-bumbá Garantido, Fábio Cardoso, afirmou que o certificado reconhece a identidade cultural do Amazonas. “Temos muito orgulho de ser um dos responsáveis pela conquista desse título para a nossa cidade. Parintins, que com seu talento extraordinário, deu identidade cultural ao maior Estado brasileiro, o Amazonas”.
Os bumbás – O Boi-Bumbá Caprichoso é conhecido como o Boi de Parintins e é representado pelas cores azul e branco. Neste ano, o Caprichoso defende o tema: “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”, que vai ressaltar valores de um povo que supera, a cada dia, os problemas atuais da sociedade e como as populações lidam com pluralidade e diversidade cultural. O Boi Caprichoso foi criado em 1913, possui 22 títulos do Festival e busca, neste ano, o tricampeonato. O boi tem como berço os bairros da Francesa e de Palmares e possui como símbolo a estrela na testa.
O Boi-Bumbá Garantido, representado pelas cores vermelha e branco, apresenta em 2019, o tema: “Nós O Povo”, que traduz a essência do Garantido, forjado na simplicidade e na criatividade do povo da Baixa do São José, bairro tradicional de Parintins e maior reduto de transfiguração cultural entre índios, negros e toda uma complexa mistura de povos que vieram para a Amazônia. O Boi foi criado em 1913, fruto de uma promessa de Lindolfo Monteverde a São João Batista. Garantido possui 31 títulos do Festival e tem como símbolo o coração na testa.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Rossy Amoedo, presidente do Caprichoso, causa polêmica com comentários sobre Isabelle e Marciele
Marciele Albuquerque, Cunhã Poranga do Caprichoso, poderá estar em A Fazenda 16!
Málúù Dúdú Tricampeão! Boi Caprichoso vence o Festival de Parintins 2024
Coincidência ou sinal sutil? Chegada dos jurados em Parintins com mala da cor dos bois levanta suspeitas!
Torcedora do Caprichoso inaugurou a fila do Bumbódromo uma semana antes do início oficial do festival!
O Vocabulário do Bumbódromo: Conheça osTermos Essenciais do Festival Folclórico de Parintins!