Cardeal arcebispo de Manaus era espionado por Bolsonaro através GSI, diz Polícia Federal - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sábado, 31 de janeiro de 2026

Polícia

Cardeal arcebispo de Manaus era espionado por Bolsonaro através GSI, diz Polícia Federal

Publicado há

em

O Cardeal de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo metropolitano da capital amazonense, era um dos nomes espionados pela estrutura paralela montada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dentro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Além do cardeal Leonardo Steiner mais 152 bispo católicos também foram monitorados pelo ex. presidente Jair Bolsonaro, de acordo com investigações da Policia Federal em mensagens apreendidas.

A investigação da PF, sobre uma estrutura clandestina montada dentro da Abin, revelou também que o grupo levantou informações que os 152 bispos haviam assinado um manifesto com críticas ao então presidente Jair Bolsonaro, em 2020.

De acordo com pela PF, o pedido foi para a elaboração de um perfil de cada um dos religiosos. “O emprego de recursos humanos, tecnológicos e financeiros da agência se deu em razão de manifesto da Igreja Católica assinado por 152 (cento e cinquenta e dois) Bispos”, diz o relatório final da investigação sobre a Abin Paralela, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O inquérito teve início em março de 2023, após o GLOBO revelar a compra de um sistema espião pela agência para monitorar a localização de alvos pré-determinados em todo Brasil.

Imagem: Divulgação

A carta dos bispos, divulgada em julho de 2020, afirmou que país passava por um dos períodos mais difíceis de sua história causado por uma crise de saúde, um “colapso econômico” e uma “tensão sobre os fundamentos da República” que, segundo o texto, era provocado em grande medida por Bolsonaro. Um dos nomes que assinava o documento era o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, que morreu em 2022.

O sistema do atual governo não coloca no centro a pessoa humana e o bem de todos, mas a defesa intransigente dos interesses de uma ‘economia que mata’, centrada no mercado e no lucro a qualquer preço”, afirmava o documento.

Cardeal de Manaus – Dom Leonardo Ulrich Steiner

Imagem: Divulgação

O Cardeal de Manaus é Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus e o primeiro cardeal da região amazônica. Ele foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2022.

Dom Leonardo Steiner nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina, e foi nomeado arcebispo de Manaus em 2019. Ele é conhecido por sua atuação na defesa da Amazônia e dos povos indígenas. Steiner também foi citado como um dos favoritos para suceder o Papa Francisco após sua morte.

Advertisement

Atualmente, ele está participando do conclave para eleger o novo Papa, que está acontecendo em Roma. Em resumo, Dom Leonardo Ulrich Steiner é o cardeal da região amazônica e arcebispo de Manaus, e esteve envolvido no processo de escolha do novo Papa.

 

Deixe seu comentário aqui embaixo

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações