Carlo Acutis tem 2º milagre reconhecido pelo Papa Francisco - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, quinta, 24 de abril de 2025

Internacional

Carlo Acutis tem 2º milagre reconhecido pelo Papa Francisco

Publicado

em

O jovem Beato Carlo Acutis, de 15 anos, teve o segundo milagre reconhecido pelo Papa Francisco. O milagre atribuído a Acutis foi registrado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Imagem: Divulgação

Segundo a Igreja, Acutis intercedeu para a cura de um estudante universitário em Florença que apresentava sangramento no cérebro após sofrer um traumatismo craniano.

Carlo Acutis fazia evangelização na internet, com equipamentos de última geração. O jovem faleceu no dia 12 de outubro de 2006.

Nesta quinta-feira (23) a igreja Católica atribuiu a Carlo, o milagre de curar uma jovem da Costa Rica, após um acidente. Carlo já tinha um outro milagre reconhecido a cura de uma criança em Campo Grande.

Neste milagre, um avô desesperado com o neto doente o levou na capela Nossa Senhora Aparecida e, ao tocar na roupa contendo o sangue de Carlo, ele teria sido curado.

O decreto de reconhecimento foi publicado nesta quinta-feira (23), pelo Vaticano, seguindo o protocolo usual em casos como esse.

A Paróquia São Sebastião em Campo Grande emitiu um comunicado após o anúncio do Vaticano.

“O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, Card. Marcello Semeraro. O Pontífice autorizou a publicação de alguns decretos, entre quais consta o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis. A sua festa, portanto, é celebrada no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida. Aliás, são muitos os fatos na vida de Carlo que o ligam ao Brasil, a começar pelo milagre com o qual foi beatificado que ocorreu em nossa paróquia! Viva Carlo Acutis !” Diz o comunicado.

Depois de sua morte, o padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, passou a realizar a missa anual de Nossa Senhora Aparecida sempre com a exposição de uma roupa que teria sangue do italiano.

Em uma dessas missas, no ano de 2010, um avô desesperado com o diagnóstico do neto doente o levou até a paróquia. Segundo a família, o garoto foi curado após tocar a vestimenta.

“A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois”, afirmou o padre Marcelo Tenório, em entrevista ao g1, quando o Vaticano reconheceu o milagre realizado por Carlo Acutis.

Imagem: Divulgação

Santificação

Após o reconhecimento do segundo milagre, é esperado que Carlo possa ser santificado pela Igreja Católica.

O primeiro processo é o das virtudes ou martírio. Nessa etapa é investigada minuciosamente a vida do Servo de Deus, para verificar a fundo a vivência das virtudes. Já no caso de um mártir, devem ser estudadas as circunstâncias que envolveram sua morte, para comprovar se houve realmente o martírio. Ao término desse processo, a pessoa é considerada venerável.

O segundo processo é o milagre da beatificação; justamente o que aconteceu com Carlos Acutis nesta quinta-feira. Para se tornar beato, é necessário comprovar um milagre ocorrido por sua intercessão. No caso dos mártires, não é necessário milagre.

O terceiro e último processo é o milagre para a canonização, que precisa ter ocorrido após a beatificação. Quando o milagre é comprovado, o beato é canonizado. Não são aceitos milagres sem a comprovação de peritos e cientistas, alguns deles não católicos e sem religião.

Beatificado

Carlo Acutis foi beatificado em 2020 pelo Papa Francisco e é conhecido como o “primeiro beato de calça jeans e tênis”, conforme o Vatican News.

Seu corpo está exposto no Santuário do Despojamento em Assis, na Itália, e está em bom estado de conservação. O Vaticano mencionou que os restos mortais do beato foram “recompostos”, sem detalhar o processo.

 

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações