Publicado
2 anos atrásno
O primeiro fim de semana do mês de março recebeu cerca de oito blocos de rua e bandas de carnaval habilitadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Essas, e mais 108, que cumpriram todos os critérios do edital de apoio às bandas, blocos e festas de rua foram contempladas com serviços de sonorização, iluminação, palco, banheiros químicos e estruturas.
Neste domingo, 5/3, milhares de foliões se reuniram na rua Gurupi para a “Banda da Redenção A Original”, na zona Centro-Oeste de Manaus. A programação contou com a participação das atrações ‘Forró do Imperador’, ‘Forrozão Já Quero’ e ‘Frutos do Pagode’.
“Resgatar o carnaval de rua e descentralizar para os pequenos e grandes bairros os festejos carnavalescos são de grande valia. Mais de 100 bandas recebem apoio da prefeitura e até este mês de março ainda teremos outros eventos”, disse o diretor de grandes eventos da Manauscult, Reginei Rodrigues.
A festa começou por volta das 18h30 e recebeu os moradores do bairro Redenção, antigo Planeta dos Macacos, e adjacências. A folia, que acontece há 12 anos na mesma rua, tem o objetivo de levar entretenimento e movimentar a economia local de comércios, bares e restaurantes do entorno.
“Essa é a primeira vez que trocamos a data, mas já é tradição aqui no bairro Redenção. São mais de 80 comércios só aqui nesse trecho que ganham muito com a movimentação dos foliões”, disse o presidente da banda, Nildo Lima.
A “Banda da Redenção A Original” reforçou a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, com a distribuição de panfletos e cobrança do cartão de vacina dos foliões.
“Eu já tomei todas as doses. Então, estou liberada para festejar, né? Eu moro aqui no bairro há 10 anos e com a pandemia essa rua ficou deserta. Mas, veja agora é só alegria”, disse a moradora Elizabeth Martins.
Carnaval Manaus 2023: Bandas da ‘Redenção’ e do ‘Pirão’ agitam o fim de semana com mais de 5 mil foliões / Foto : Flávia Moura / Manauscult
A nona edição da “Banda do Pirão” também aconteceu neste domingo e arrastou os foliões para o Parque Rio Negro, localizado no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus.
A abertura da programação do carnaval alternativo contou com a banda “Chora Cachorro”; seguida de “Os Matrinxãs”, que trouxe sucessos autorais; e “Casa de Caba”. Segundo o coordenador do evento, Denis Thaumaturgo, a “Banda do Pirão” tem o objetivo de dar visibilidade aos artistas locais com trabalho autoral.
“O bloco é de carnaval, mas é no formato alternativo. Ao longo do ano a gente faz festivais, porque a gente acaba conhecendo artistas que fazem sucesso em nível nacional e quando a gente compara com artistas locais percebe-se que aqui em Manaus nós temos artistas com nível igual ou até superior para quem está fazendo sucesso nacionalmente”, completou o coordenador.
O “Bloco dos Brochas”, a “Banda da Amélia”, da “Loira”, da “Rua Santa Isabel” e dos “5 estrelas” também aconteceram neste fim de semana. De acordo com o calendário da Manauscult, até o dia 26/3 haverá bandas e blocos de Carnaval na cidade.
Carnaval Manaus 2023: Bandas da ‘Redenção’ e do ‘Pirão’ agitam o fim de semana com mais de 5 mil foliões / Foto : Flávia Moura / Manauscult
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
ManausCult acompanha aplicação de recursos em oficinas de arte e cultura
Prefeitura de Manaus entrega 25º complexo esportivo com reforma da quadra Marcolino Lopes
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte