Carnaval na Floresta 2025: Escolas do Grupo Especial encerram a temporada de desfiles no Sambódromo - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, domingo, 1 de fevereiro de 2026

Manaus

Carnaval na Floresta 2025: Escolas do Grupo Especial encerram a temporada de desfiles no Sambódromo

Publicado há

em

As escolas de samba do Grupo Especial fecharam com chave de ouro a temporada de desfiles do Carnaval na Floresta 2025, no Sambódromo de Manaus, no sábado (1º/03). Com enredos que exaltaram a cultura, a ancestralidade negra e as riquezas amazônicas, as oito agremiações encantaram o público, que lotou as arquibancadas para prestigiar o espetáculo considerado a elite do samba amazonense.

FOTOS: Mauro Neto / Arthur Castro / Antonio Lima / Alex Pazuello / Secom

Foi o terceiro dia de desfiles das escolas de samba no Sambódromo. Na quinta-feira (27/02), o Grupo de Acesso B abriu a programação, seguido pelo Grupo de Acesso A, na sexta-feira (28/02). A programação faz parte do Carnaval na Floresta 2025, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, os desfiles representaram um resgate do Carnaval de Manaus, seguindo a determinação do governador Wilson Lima. “O público que vier hoje será maravilhado por todo o trabalho que nossos artistas estão produzindo e que nossas escolas estão realizando nesses desfiles grandiosos”, declarou.

Uma das novidades deste ano foi a exposição de indumentárias usadas pela atriz e ex-porta-bandeira da Mocidade Independente de Aparecida, Ednelza Sahdo, em carnavais passados. “Esse reconhecimento é essencial para valorizar nossos artistas e mostrar a grandiosidade da cultura amazonense”, destacou Caio André.

FOTOS: Mauro Neto / Arthur Castro / Antonio Lima / Alex Pazuello / Secom

A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Jussara Pedrosa, também marcou presença, desfilando na ala das baianas da Vitória Régia. Ela destacou as ações de sua pasta para garantir um carnaval seguro e inclusivo. “Temos um espaço acessível para pessoas com deficiência, com hidratação e banheiros adaptados, garantindo que todos possam curtir o Carnaval”, ressaltou.

FOTOS: Mauro Neto / Arthur Castro / Antonio Lima / Alex Pazuello / Secom

O Folião de Todas as Escolas

O ator Robson Ney, conhecido como Ney Virgem, fez uma verdadeira maratona carnavalesca, desfilando em quatro escolas do Grupo de Acesso B, quatro do Grupo de Acesso A e cinco do Grupo Especial. “Eu sou do Carnaval, não de uma escola só. Tenho amor por todas”, declarou o artista, que se inspirou na professora Ednelza Sahdo para sua paixão pelo samba.

FOTOS: Mauro Neto / Arthur Castro / Antonio Lima / Alex Pazuello / Secom

A Emoção do Público

Ana Paula Teixeira dos Santos acompanhou o desfile pela primeira vez e ficou encantada. “A energia é incrível, o movimento das pessoas, a música, tudo muito bom”, afirmou. Já Stephany da Costa Moacir disse que pretende voltar todo ano. “As escolas estão arrasando, a competição está acirrada, porque está tudo muito bonito”, elogiou.

FOTOS: Mauro Neto / Arthur Castro / Antonio Lima / Alex Pazuello / Secom

As Escolas e Seus Enredos

A noite começou com a Sem Compromisso, trazendo “Sumaúma – A Guardiã da Floresta Amazônica”. Em seguida, a Vitória Régia emocionou com “Meu Largo é Amado, Repleto de Histórias…”, destacando a cultura e tradição do Largo de São Sebastião.

A Unidos do Alvorada celebrou a força feminina com “Divina Mulher! A Força, A Beleza, A Criação”, enquanto a Vila da Barra exaltou figuras históricas de Angola em “A Rainha de Angola”. A tricampeã Mocidade Independente de Aparecida fez uma homenagem à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com “Lux Sapientiae – Orgulho Caboclo”.

A Andanças de Ciganos explorou a criação do mundo com “Gênesis”, enquanto a Reino Unido da Liberdade promoveu um culto afro-brasileiro com “Épahey Reino Unido! Mojubá, Gbogbo Orixá”. Fechando a noite, A Grande Família apresentou “Gás Natural – A Energia que Faz Pulsar a Amazônia”, abordando a importância do desenvolvimento sustentável.

Cada escola teve 70 minutos para brilhar na avenida, e agora, todas aguardam ansiosas pela apuração, que acontece na segunda-feira (03/03), quando será conhecida a grande campeã do Carnaval de Manaus 2025.

Advertisement
Deixe seu comentário aqui embaixo

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações