Existem várias receitas que prometem clarear os dentes, remover o tártaro e placa bacteriana. Porém, essas receitas caseiras podem causar alguns problemas à saúde. Podem resolver momentaneamente, mas os danos são permanentes.
De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, as receitas caseiras que utilizam bicarbonato de sódio, carvão, morango, casca de banana, suco de limão e casca de laranja, entre outros, não tem a capacidade de clarear os dentes. Além de conterem substâncias corrosivas que são capazes de remover a camada mais superficial dos dentes.
No caso da limpeza com bicarbonato de sódio, o atrito com a superfície do dente até elimina as manchas externas, limpando essa superfície, mas não clareia. O bicarbonato enfraquece o esmalte do dente, tornando-o mais poroso, por ser uma substância abrasiva. A utilização do limão ou casca da laranja, com pH ácido, causa uma erosão no dente, provocando até reações de hipersensibilidade.
De acordo com cirurgião dentista Luiz Rodolfo, do site DicasOdonto, o carvão vegetal é um produto obtido através de queima controlada, possui baixo teor de oxigênio e na medicina é aplicado em casos de envenenamento por ingestão de substância tóxica. Mas isso não significa que tenha o poder mágico de clarear dentes amarelados.
O carvão não tem qualquer poder de clareamento dos dentes e ainda pode fazer mal. Quando se usa o produto recomendado na internet, há uma impressão de que os dentes estão sendo clareados porque a abrasividade do carvão faz micro arranhões no esmalte do dente. A longo prazo esses pequenos arranhões deixarão o dente susceptível a cáries, deixará os dentes fracos e quebradiços.
Então a resposta é MITO, pois o carvão não clareia os dentes e ainda pode fazer muito mal a eles.
Carvão vegetal pode clarear os dentes, mito ou verdade ? – Imagem de divulgação
Fonte: Diário de Biologia