Um laudo preliminar do Instituto Médico Legal IML aponta que a causa da morte de Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, por Depressão respiratória e cardíaca de origem no sistema nervoso central de causa indeterminada. De acordo com informações da polícia, no corpo de Djidja haviam diversos sinais da utilização de substancia injetável.
Operação Mandrágora: PC-AM prende membros de seita religiosa por promover, fornecer e incentivar o uso de ketamina – Imagem: Divulgação
Porém não se descarta o uso de droga ilícita ou medicações psiquiátricas em excesso. Ainda foram coletados materiais biológicos para exames toxicológico e patológico, cujo resultado vai informar a causa definitiva da morte de Djidja.
A suspeita inicial é que ex-sinhazinha do Boi Garantido, tenha tenha sofrido uma overdose fatal, após a utilização de altas doses da substância Ketamina, que teria sido administrada pelo próprio irmão Ademar Farias Cardoso Neto.
Durante diligencias na casa de Djdja, agentes da polícia civil apreenderam diversas ampolas de Ketamina e outras substâncias psicotrópicas que eram usadas por Djidja, pela mãe dela e pelo irmão durante rituais que aconteciam na casa da família.
Segundo a declaração do delegado Cícero Túlio, Djidja já era investigada pela polícia por envolvimento no grupo denominado “Pai, Mãe, Vida”. As investigações presididas pelo 1º DIP iniciaram há aproximadamente 40 dias, tendo sido identificado que o grupo coletava a droga ketamina em clínicas veterinárias e realizava a distribuição do fármaco entre os funcionários da rede de salões de beleza da família Cardoso.
Ainda segundo o delegado, o grupo era liderado pela mãe, Cleusimar, e pelo irmão da ex-sinhazinha, Ademar Cardoso. Mas na terça-feira (28/5), durante as investigações, Djidja acabou morrendo na residência que morava, supostamente por uso da ketamina.
Logo após a morte da ex-sinhazinha eles foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça que também decretou a prisão de outros dois funcionários do salão de beleza da família.
Cetamina ou Ketamina
O uso recreativo e combinado da ketamina ou cetamina com o álcool, pode causar depressão respiratória e parada cardíaca. Com grandes riscos de mortalidade se não houver meios de reanimação para essas complicações. A cetamina também tem sido usada para facilitar agressões sexuais.
Imagem: Divulgação