Uma denúncia anônima levou à identificação de Marcos André Andrade dos Santos, acusado de cometer crime de zoofilia e maus-tratos contra um cachorro, em Autazes, município distante 233 km de Manaus. O caso foi denunciado na última quarta-feira (22/1) à deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que mobilizou a Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam) para registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema).
Segundo informações preliminares, testemunhas afirmam que o homem mantinha relações sexuais com o animal, que supostamente seria de sua propriedade. Indignada, Joana Darc usou as redes sociais para expor o caso.
“Recebemos informações de que este cidadão está abusando sexualmente de um cachorro. As cenas são nojentas e absurdas, por isso não vamos mostrar, mas fazemos questão de estampar a cara dele aqui. Ele já foi localizado, e vamos até o fim para fazer justiça por esse animalzinho”, declarou a deputada.
Joana, que também é presidente da CPAMA, reforçou seu compromisso com a causa animal e garantiu que não descansará enquanto o suspeito não for responsabilizado.
Projeto de Lei contra a zoofilia
A deputada destacou ainda que é autora do Projeto de Lei nº 244/2023, que visa proibir a prática de zoofilia no Amazonas. Caso aprovado, o PL prevê multas de R$ 5 mil para condenados por abusar de animais. O valor será dobrado em casos de reincidência, e o responsável perderá a guarda dos bichos envolvidos.
“A Lei de Crimes Ambientais já trata o abuso contra animais como crime, mas é necessário reforçarmos a punição e trazermos medidas mais severas para proteger esses seres que não têm voz, mas sentem dor como nós”, justificou Joana Darc.
Denuncie
A população pode denunciar crimes de maus-tratos aos animais de forma anônima através dos canais da CPAMA ou diretamente à Dema.
Crimes dessa natureza devem ser denunciados ao 181, o disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o 190, o disque-denúncia da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) ou comparecer na sede da Dema, localizada na rua Paul Adam, nº 100, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.
Imagem: Reprodução