Na sociedade de hoje, existem várias formas de anticoncepcionais disponíveis no mercado. Outros, como os preservativos, têm uma história muito mais longa. Os antigos também tinham acesso a anticoncepcionais, embora alguns deles possam parecer um tanto bizarros para um observador moderno.
Nesse contexto, o preservativo mais antigo do mundo vem do Egito. O primeiro método contraceptivo masculino, segundo um viés de pesquisa, vem dos faraós. Teoricamente os reis usavam um pano com mel e fezes de crocodilo ao redor da cintura, propriedades bastante espermicidas, e outros usavam coberturas de couro ou outras peles.
Os preservativos naquela época, como atualmente, é um dos métodos mais antigos de contracepção (se excluirmos os métodos comportamentais, por exemplo, abstinência, coito interrompido, sexo sem penetração, etc.).
Alguns antigos faraós egípcios, Tutancâmon, por exemplo, tinham preservativos (feitos de tecido) como parte de seus pertences. Na imagem, é o famoso preservativo de Tutancâmon, que foi encontrado na tumba do faraó.
Preservativo de Tutancâmon, identificado por meio de resíduo de DNA. ( Imagem: gallivantrix.com )