“Colômbia” é o mandante das mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips, aponta PF - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, quinta, 15 de maio de 2025

Polícia

“Colômbia” é o mandante das mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips, aponta PF

Publicado

em

A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito sobre os assassinatos de Bruno Pereira, indigenista, e Dom Phillips, jornalista britânico, ocorridos em junho de 2022 no Vale do Javari, Amazonas. Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, foi indiciado como o mandante dos crimes, apontado como financiador da organização criminosa e responsável por ocultar os corpos das vítimas. Além dele, outras oito pessoas foram indiciadas por envolvimento no crime, que abalou o país.

Segundo o relatório da PF, Colômbia forneceu cartuchos para a execução e investiu nas atividades da organização. A investigação revelou que os assassinatos teriam sido motivados pelas ações de fiscalização ambiental realizadas por Bruno Pereira na região, onde crimes de pesca e caça predatória impactam o meio ambiente e ameaçam comunidades indígenas.

A violência e o crime organizado no Vale do Javari expõem um cenário de conflitos: servidores e povos indígenas enfrentam ameaças constantes de grupos que exploram ilegalmente os recursos naturais da região. O inquérito detalha o envolvimento dos acusados, que incluem Amarildo da Costa Oliveira e Jefferson da Silva Lima, ambos presos. Amarildo confessou os assassinatos e indicou a localização dos corpos.

Saiba quem são os envolvidos:

  • Rubén Dario da Silva Villar, o “Colômbia”;
  • Amarildo da Costa Oliveira
  • Jefferson da Silva Lima, o “Pelado da Dinha”, custodiado na Penitenciária Federal de Campo Grande
  • Jânio Freitas de Souza, apontado como braço direito do mandante, ambos também presos em presídios federais
  • Oseney da Costa de Oliveira, o “Dos Santos,” em regime domiciliar

Em junho deste ano, outros cinco réus também foram apontados pela justiça como participantes do crime e vão responder por ocultação de cadáver.

  • Francisco Conceição de Freitas;
  • Eliclei Costa de Oliveira;
  • Amarílio de Freitas Oliveira;
  • Otávio da Costa de Oliveira;
  • Edivaldo da Costa de Oliveira ;

Bruno e Dom: Um Legado de Luta e Denúncia Ambiental

Bruno Pereira era uma das vozes mais ativas na defesa dos povos indígenas isolados no Brasil e trabalhou na Funai por mais de uma década. Ele deixou esposa e filhos, e sua trajetória no Vale do Javari inspirou muitas pessoas a lutar pela proteção da Amazônia.

Dom Phillips, jornalista britânico com mais de 15 anos no Brasil, dedicou sua carreira a cobrir questões ambientais. Colaborador de importantes veículos internacionais, Dom viajou intensamente pela Amazônia, documentando a crise ambiental e os desafios enfrentados pelas comunidades locais.

 

Imagem: Divulgação

Entenda o Caso

Bruno e Dom desapareceram durante uma expedição para investigar crimes ambientais. Eles foram vistos pela última vez em 5 de junho de 2022, no trajeto entre as comunidades de São Rafael e Atalaia do Norte, Amazonas. Dez dias depois, seus corpos foram localizados e, de acordo com a perícia, eles foram mortos a tiros e tiveram os corpos esquartejados e queimados.

O caso trouxe à tona a necessidade urgente de proteção ambiental e segurança na região, que há anos é marcada pela violência contra ambientalistas e defensores dos direitos dos povos indígenas.

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações