95% dos contratos na administração do prefeito de Manaus, David Almeida, são licitados, os demais 5% se enquadram nos casos permitidos pela legislação. Esse nível de transparência permite uma maior fiscalização pela população e dos próprios órgãos de controle externo, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas (MPE e TCE-AM).
Mas até esta gestão, o indicador era totalmente o inverso, como revelou David Almeida, candidato à reeleição pela Coligação “Avante, Manaus” (Avante, PSD, MDB, DC e Agir) em entrevista nesta quarta-feira (4/9) à rádio Rio Mar.
“Quando eu entrei na Prefeitura, 60% dos contratos não tinham licitação… Hoje, 95% são licitados. E isso dá mais oportunidade de eu ser fiscalizado e auditado…dando transparência à nossa gestão. E a Atricon (Associação dos Tribunais de Contas do Brasil) diz que eu sou a 5ª cidade mais transparente. E nós queremos ser primeiro do ranking”.
Fotos: Dhyeizo Lemos/Assessoria
Farmácia Estoque
Nessa mesma linha, David Almeida citou o investimento em transparência feito para orientar o usuário da rede municipal de saúde. Com o sistema Farmácia Estoque (farmacia estoque.manaus.am.gov.br), a população pode ter acesso aos remédios disponibilizados pela rede de atenção básica (UBSs e policlínicas) e onde encontrar.
“Outro dia uma pessoa me disse que não tinha dipirona nas UBSs. Eu acessei o celular e mostrei a ela que não era verdade. Pelo Farmácia Estoque, você sabe onde buscar o seu medicamento, de nossa responsabilidade. Não falta remédio na rede municipal”, exemplificou o prefeito.