Publicado
1 ano atrásno
Um ingrediente que passou recentemente pela gourmetização foi a formiga maniwara ou ‘saúva que ferra‘. A formiga maniwara é uma formiga de cor alaranjada, muito utilizada como iguaria na culinária indígena. No Amazonas, principalmente nos municípios mais distantes da capital Manaus e com forte influência indígena, as formigas são cozidas com água e sal e preparadas para consumo. Os nativos acreditam na capacidade nutritiva presente na maniwara, além da interpretação indígena sobre o tema vida.
Por ser muito nutritiva, também mostrou ser possível utilizá-las para a criação até mesmo de uma farinha, capaz de fortalecer as massas para a produção de pizza e pães, além de incluí-las em pratos principais e até mesmo nas sobremesas.
Uma das pessoas mais capacitadas no Estado do Amazonas e pesquisadora do assunto (gastrocientista), é a Chef Elisangela Valle, que liderou uma pesquisa na comunidade Dâw, em São Gabriel da Cachoeira.
Ao Portal Amazônia a chef Elisangela explicou o processo da pesquisa, seus obstáculos e também revelou quais são os pratos regionais que fazem sucesso em outras regiões do Brasil.
A pesquisa iniciou em 2016, com o intuito de identificar os hábitos alimentares das comunidades em São Gabriel da Cachoeira, o que levou a identificação da formiga maniwara. Em 2021, a equipe realizou a segunda expedição à cidade amazonense.
“Trouxemos a formiga para Manaus, onde realizamos no laboratório de química e tecnologia dos alimentos da UFAM, com a professora doutora Lídia Medina, a análise dos nutrientes da formiga que são fontes de vitamina A e muita proteína. Fizemos a segunda expedição à São Gabriel para acompanhar a coleta da formiga na comunidade Dâw que está quase extinta e para a elaboração do documentário ‘Formigas Maniwaras Science Cooking”, destacou a chef.
Recentemente, o documentário foi apresentado no Science Cooking World Congress, em Barcelona (Espanha). No processo da pesquisa e elaboração, a chef revelou que houveram alguns obstáculos, como o custo com hospedagem e com a pandemia, que desencadeou um atraso e dificultou o acesso da equipe até às comunidades indígenas.
“Em 2021 fui representar a gastronomia amazonense no Planalto em Brasília. Foi apresentada a releitura de pratos tradicionais utilizando formiga. Fizemos a quinhapira e o risoto de quinhapira, também tivemos um petisco de formiga na folha do caruru selvagem frita, creme de arroz e abacaxi com tucupi negro, todos com a formiga maniwara e saúva”, comentou.
Dentre as utilizações gastronômicas da formiga maniwara estão :
Elisangela destacou ainda algumas sobremesas que podem ser feitas com outros ingredientes amazônicos apreciados em outras regiões do país: ‘Botacoco’, o bolo de macaxeira caramelizado com sorvete de tapioca; e o ‘Chocuca’, um brownie de chocolate com doce de cupuaçu.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Polícia Federal faz operação “Barões do Arcanjo” contra rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no AM!
Festribal 2024: Mergulhe nas tradições Indígenas em São Gabriel da Cachoeira
As Feiras de Produtos Regionais da ADS retornam em Manaus a partir desta terça-feira (9)
Conheça essas duas delícias da culinária indígena : Gongo e a Formiga Maniwara
Pizza de Formiga? Sim! No Amazonas é Assim!
Cidade Empreendedora é lançado em São Gabriel da Cachoeira e promete fortalecer os negócios locais e culturais