Publicado
3 anos atrásno
Objetos originais do artesanato de Tohoku, região da ilha Honshu, no Japão, estarão à mostra, a partir desta quinta-feira (17/02), no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro, zona sul da capital, como parte da exposição “A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão”. A exibição com 48 peças, que vão desde cerâmica à arte em metal, é uma realização do Consulado-Geral do Japão em Manaus e da Fundação Japão, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A visitação é gratuita, mediante agendamento no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a mostra reforça os laços entre o Japão e o estado do Amazonas, que possui mil japoneses e cerca de 30 mil descendentes.
“O povo japonês tem uma relação direta com o povo amazonense, que vai além da cultura, e para a gente é muito importante entrarmos nesse circuito. Essa exposição itinerante vai ficar aqui duas semanas, então é a oportunidade de conhecermos um pouco mais da cultura, através de alguns artefatos que fazem parte dessa exposição. E a gente segue aqui essa orientação do governador Wilson Lima de estreitarmos, cada vez mais, laços com esse povo tão importante e que tanto auxilia o povo amazonense em diversos aspectos”, destacou Marcos Apolo.
O cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino, destaca que a exposição “A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão” foi organizada para marcar o 11º aniversário da catástrofe de Tohoku, atingida por um terremoto e um tsunami, em março de 2011.
“Tohoku está se recuperando e, naquele momento, o Brasil e também Manaus ajudaram os japoneses. Nunca esqueceremos essa ajuda. Para mostrar nosso agradecimento, e como agora estamos nos recuperando, queríamos organizar essa exposição. Tohoku possui uma rica cultura rodeada por montanha e mar, e temos atraído aproximadamente 50 peças, tais como cerâmica, tecelagem e artesanato em madeira e metal”, acrescentou Masahiro Ogino.
Homenagem – Durante o lançamento da mostra, na manhã desta quarta-feira (16/02), Masahiro Ogino entregou um Diploma de Honra ao Mérito ao secretário Marcos Apolo Muniz, em nome do Centro Cultural Palácio da Justiça. O certificado é uma forma de reconhecimento aos serviços e contribuição para o fomento das relações de amizade Japão-Brasil.
“O diploma é um registro justamente desse reconhecimento do povo amazonense, no respeito que nós temos para com o povo japonês. Então, eu queria aproveitar aqui a oportunidade e convidar a todos para conhecerem essa exposição”, disse o secretário, ao receber o diploma.
Sobre a mostra – A exposição “A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão” conta com 48 peças de diversos gêneros, como cerâmicas, arte em laca, tecelagem, arte em metal e artesanato em madeira e bambu. Além dos artesanatos tradicionais, dos utensílios e tecidos, a mostra apresenta obras criadas por artistas que, inspirados pela beleza do artesanato popular, refletem a cultura e o espírito de Tohoku.
A exposição itinerante já passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e, após Manaus, segue para Belém e Recife.
Visitação – O Centro Cultural Palácio da Justiça funciona de quarta-feira a sábado, das 9h às 15h. A entrada é gratuita, mas é necessário agendamento no Portal da Cultura: www.cultura.am.gov.br.
Nos espaços administrados pela Secretaria de Cultura, o uso de máscaras e a apresentação da carteira de vacinação com o ciclo de imunização completo são obrigatórios. A exposição acontece até o dia 8 de março.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam