Confira a programação especial da Valer, na 39ª Feira de Livros do Sesc - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, segunda, 23 de dezembro de 2024

Agenda Cultural

Confira a programação especial da Valer, na 39ª Feira de Livros do Sesc

Publicado

no

39ª Feira do Livro do Sesc

Em 2024, a Valer estará presente na 39.ª Feira de Livros do Sesc, que terá como homenageada a jornalista e autora, publicada pela editora amazonense, Leyla Leong. O primeiro livro publicado por Leyla, ‘Essa tal de natureza’, foi escolhido como a temática do evento, que acontecerá entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Autora de livros que fazem parte da vivência de crianças e adolescentes, Leyla foi membro do Clube da Madrugada e tem uma trajetória única na literatura amazonense. As obras da autora, publicadas pela Valer, são: ‘Essa tal de natureza’, ‘Cida, a macaca travessa’, ‘Baby 30 anos’, ‘João Barbosa Rodrigues e o Museu de botânica do Amazonas’, ‘Sua majestade – o Gavião-Real’, ‘O segredo da Velha’ e, o mais recente, um dos vencedores do concurso Frauta de Barro 2023 da Valer, ‘O Circo: a história de um domador’.

Para a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, participar da feira do livro do Sesc é uma forma de resistência, já que temos poucas editoras e livrarias que se mantiveram abertas pós-pandemia Covid-19, e ainda, poder homenagear uma das autoras mais importantes de literatura infantojuvenil, que aborda a Amazônia de maneira sensível e única, e ainda faz parte do catálogo da Valer, é de extrema alegria para a equipe da editora.

“A Feira do Sesc consagra-se, no decorrer das suas realizações, como um dos eventos culturais mais importantes do Estado do Amazonas. Nesse sentido, a editora Valer, devido aos seus compromissos sociais e culturais, faz-se presente, tanto com autores como obras fundamentais sobre o pensamento amazônico, ressaltou Neiza.

A Valer terá uma programação especial com alguns vencedores do concurso Frauta de Barro 2023, começando no dia 31 de outubro, às 15h, no stand da editora, a sessão de autógrafos com o escritor, membro da Academia Amazonense de Letras, Zemaria Pinto, autografando a obra, ‘Os que andam com os mortos’. Depois de explorar a poesia, a dramaturgia, a ficção infantojuvenil e o ensaio literário, o autor de mais de duas dezenas de títulos volta-se para o conto, conciliando um humor cáustico e uma reflexão profunda.

No dia 1º de novembro, às 16h30, haverá uma sessão de autógrafos do livro: ‘Os sertões a três vozes’, do professor Maurício Braga; Neste livro, ‘Os sertões’ se apresenta também como uma narrativa universal, tendo em vista as outras obras que compõem o corpus do presente ensaio. Uma delas, A Guerra do Fim Mundo, é de autoria do peruano Mário Vargas Llosa, e a outra, Veredicto em Canudos, do húngaro Sándor Márai. A tragédia de Canudos, portanto, dialoga com o contexto de outros povos, inseridos em lugares onde a tensão entre a ordem do capital e suas antíteses se encontra proeminente. O leitor tem a oportunidade de fazer as conexões com a Literatura Universal e com o sistema econômico que rege o mundo.

Ainda no dia 1.º haverá também a sessão especial com Leyla Leong, na qual a homenageada da Feira de Livros do Sesc, autografará todos as suas obras, no stand da Valer, a partir das 18h30. Além de escritora, também é ilustradora e jornalista, atuando por muitos anos como assessora de imprensa, repórter, colunista e editora em diversas instituições e veículos de comunicação, como o Jornal A Notícia, Jornal do Commercio, A Crítica e Amazonas em Tempo.

Encerrando a programação da editora que publica as Amazônias há mais de 30 anos, haverá um pré-lançamento do livro da jornalista Bruna Oliveira, intitulado, ‘O silêncio da meia-noite: histórias de trabalhadores noturnos do Centro de Manaus’, no dia 2 de novembro, às 16h. Neste livro, a autora traz histórias reais narradas por trabalhadores. Anseios, dificuldades e desejo de melhores dias estão entrelaçados em relatos. Todos, com suas peculiaridades, com seus tons de brincadeira ou seriedade, trazem aos leitores um novo olhar do que é o Centro de Manaus fora do horário comercial e conhecido por todos.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Para mais informações, basta acompanhar as redes sociais da editora @editoravaler.

39ª Feira do Livro do Sesc

39ª Feira do Livro do Sesc

Sobre Leyla Leong

Vencedora de prêmios como o Mulateiro de Literatura, concedido pelo Clube da Madrugada, em 1970, e Medalha Péricles Moraes (Literatura) pela Academia Amazonense de Letras, em 2014, ela comenta sobre o poder e o amor que tem pela leitura.

“Eu leio não por querer ter mais cultura, leio por ser um prazer, um encantamento. Eu sempre tento passar aos jovens que a leitura não é uma obrigação, a leitura é um prazer e quando você descobre isso, você descobre o mundo”, diz.

Os seus livros infantis têm como principal característica a vertente ambiental, apontando a necessidade de preservar e cuidar do planeta Terra. Ainda segundo ela, foi desse pensamento que surgiu o livro “Essa tal de Natureza”, que aborda essa temática de forma lúdica.

“Vendo que os adultos, as pessoas crescidas que exploram o mundo, não são conscientes de que estão matando a vida no planeta, apelei para escrever às crianças para elas entenderem a beleza que é a natureza”, conta.

Durante sua carreira, Leyla diversas vezes participou da Feira de Livros do Sesc, tendo, inclusive, um de seus livros lançado na edição de 2013 do evento e, agora, voltará como a grande homenageada.

“Quando eu comecei a escrever eu já fui convidada para a feira e, a partir disso, comecei a sempre dar palestras sobre literatura infantojuvenil. Para mim, o Sesc é um parceiro”, destacou.

Sobre a Feira de Livros do Sesc

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura, criando um espaço lúdico e divertido com uma extensa programação, que abrange rodas de conversa, oficinas, palestras, gincanas, apresentações culturais, entre outras atividades.

Além disso, reúne as principais editoras e livrarias da Região Norte e promove o encontro de leitores com autores regionais e nacionais. Em 2024, o evento reuniu mais de 50 mil pessoas e contou com a presença do escritor Raphael Montes, autor do livro “Bom dia, Verônica”, que também se tornou uma série adaptada pela Netflix.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações