Uma lenda bastante popular no Amazonas é a lenda da rasga mortalha. A lenda conta que uma coruja branca, de vôo baixo, quando grita em cima de uma casa é porque alguém daquela casa irá morrer. Pior que muitas pessoas confirmam que não trata-se de uma lenda, mas de algo sobrenatural. Vale ressaltar que a rasga mortalha só sai na boca da noite.
Confira o grito de uma Rasga Mortalha em seu ambiente natural durante a noite!
A rasga mortalha é uma Coruja Suindara e de fato faz um barulho assustador! POR FAVOR, sempre que encontrarem um animal desses, lembre-se que ela está apenas ali, existindo em seu ambiente natural. Nada que os animais façam vai ser por maldade, os animais, principalmente os selvagens, estão presos a seus instintos. Eles não podem jamais fazer escolhas, então cabe a nós respeitar e ajudar a preservar suas espécies. Vamos cuidar de nossa fauna porque ela é riquíssima mas está bastante ameaçada em vários lugares.
Abaixo é possível ver uma Suindara vocalizando em seu ambiente natural. O barulho é assustador!
Como disse, sempre relacionam à Suindara, a rasga mortalha, a fama de agourenta. Em algumas regiões, principalmente no norte e nordeste do Brasil, acredita-se que quando essa ave passa por cima de alguma casa soltando um ruído semelhante a um “pano sendo rasgado”, é sinal de que algum morador por ali está perto de morrer e daí vem o nome “rasga mortalha”, de rasgar a mortalha do corpo do doente.
Essa crendice teve início a partir de uma antiga lenda e existe até um “contra-feitiço” para a maldição da coruja, são palavras que se diz para afastar o agouro do animal: ” Aqui não tem tesoura nem pano, não tem ninguém morando aqui” Eu mesmo já testemunhei morte de gente que foi “agourada” pela “rasga-mortalha”, pode até ter sido coincidência, mas quem sou eu para duvidar?!
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.