A empresa Yahoo! confirmou que 500 milhões de dados das contas da plataforma foram roubados em 2014 da companhia de Internet. De acordo com o comunicado oficial, neste vazamento podem ter informações pessoais dos cadastros, de logins e senhas, e de perguntas e respostas do controle de segurança das contas.
Segundo a Yahoo!, usuários afetados receberão um e-mail alertando sobre o problema e recomendando a troca imediata de senha e dados de segurança.
Apesar do volume de informações obtido de forma ilegal, a Yahoo! garante que senhas do tipo não protegidas, informações de cartão de crédito e dados bancários não foram acessados pelos invasores.
A empresa afirma que o autor do ataque tem vínculo com o governo de um país, embora não tenha divulgado qual. No comunicado divulgado aos usuários e à imprensa, representantes da Yahoo! afirmam que trabalham com órgãos de investigação dos Estados Unidos em uma investigação.
Quem usa os serviços da Yahoo! como Yahoo Mail, Yahoo! Messenger e outros aplicativos móveis e sites com logins na companhia de Internet deve rever as definições de segurança em relação ao acesso ao e-mail. De acordo com o comunicado, é recomendado alterar questões e respostas de segurança para lembrar senhas – em especial, quem não muda de senha desde 2014.
Confirmado: Dados de 500 milhões de contas foram roubados do Yahoo