Quem nunca chupou uma pitomba? Apesar de ser nativa do Brasil, a fruta é mais cultivada e consumida no Norte, sendo pouco conhecida nas outras regiões do país.
Da família da jabuticaba, ela tem um sabor doce e ácido ao mesmo tempo, sendo ótima para ser consumida tanto in natura quanto em pratos doces e salgados.
Fonte de vitamina C, ajuda a proteger o corpo contra os efeitos dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Os resultados são percebidos principalmente na pele, pois combate as rugas e proporciona um aspecto mais saudável.
De nome científico Eugenia luschnathiana, a planta produz um fruto conhecido como pitombeira que aparece entre os meses de janeiro e abril. Sua polpa é protegida por uma casca de coloração marrom que, apesar de dura, é quebradiça. Com polpa suculenta e de coloração esbranquiçada, seu sabor é agradável, doce e levemente ácida.
Conheça 5 benefícios da pitomba:
1. Previne o envelhecimento da pele
Com grande concentração de vitamina C, a pitomba possui ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres. Com isso, previne o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de rugas, além de dar mais vida e força para os cabelos.
2. Fortalece a imunidade
A vitamina C presente na fruta não age apenas no envelhecimento da pele, mas também de todas as células do organismo. A ação do nutriente fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger o corpo.
3. Combate problemas intestinais
Possui também fibras e ação antidiarreica e adstringente, podendo ser usada por quem sofre de problemas intestinais. O caroço da pitomba, especialmente, é eficaz no tratamento de diarreias graves.
4. Mantém a saúde do sangue
Outro benefício é a presença de ferro, que contribui para a formação de hemoglobina, além de ser essencial para o bom funcionamento das células, para a síntese de DNA e para o metabolismo energético do organismo.
5. Protege os ossos
A pitomba também rica em cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e a proteção contra problemas como osteoporose.
Conheça 5 benefícios da Pitomba – Imagem de divulgação