A Região Norte do Brasil abriga alguns dos mais importantes parques nacionais do país. Com vasta extensão de floresta nativa, rios, fauna exuberante e forte presença de comunidades tradicionais, essas unidades de conservação exercem papel essencial na proteção da biodiversidade, no combate ao desmatamento e na promoção do ecoturismo e da educação ambiental.
Segundo o geógrafo Deivison Molinari, doutor pela UFAM, esses parques fazem parte das unidades de conservação previstas pela Constituição e costumam ser áreas com maior apelo turístico e ambiental. Abaixo, destacamos cinco importantes parques nacionais localizados na região:
1. Parque Nacional da Amazônia (PA/AM)
Criado em 1974, o parque abrange mais de 1 milhão de hectares entre os estados do Pará e Amazonas. Reconhecido por sua biodiversidade, protege espécies como onça-pintada, boto-cor-de-rosa, jacaré-açu e diversas árvores nativas. Com acesso controlado, oferece trilhas, passeios fluviais e experiências de ecoturismo acompanhadas por guias locais.

Foto – Divulgação/ICMBio
2. Parque Nacional Mapinguari (AM/RO)
Localizado entre Amazonas e Rondônia, possui mais de 1,7 milhão de hectares. Criado em 2008, leva o nome de uma criatura mítica da floresta, e protege ecossistemas variados, como florestas de terra firme, cachoeiras e várzeas. Abriga onças, antas, jaguatiricas e centenas de aves. Oferece trilhas e observação da vida silvestre com apoio de guias da região.

Foto – Divulgação/ICMBio
3. Parque Nacional de Pacaás Novos (RO)
Com mais de 764 mil hectares, foi criado em 1979 para preservar a transição entre os biomas Amazônico e Cerrado. Localizado em Rondônia, protege nascentes e bacias hidrográficas e abriga grande variedade de fauna e flora. É um destino crescente para ecoturistas e observadores de aves, com trilhas e mirantes naturais.

Foto – Flávio Terassini.
4. Parque Nacional do Jamanxim (PA)
Situado no sudoeste do Pará, o parque cobre quase 860 mil hectares. Criado em 2006 como resposta ao avanço do desmatamento, protege uma rica diversidade de espécies e ecossistemas. Enfrenta desafios como exploração ilegal, mas aposta em ações de fiscalização, educação ambiental e turismo ecológico como alternativas sustentáveis.

Foto – Reprodução
5. Parque Nacional Nascentes do Lago Jari (AM)
Localizado entre os municípios de Boca do Acre e Lábrea (AM), foi criado em 2008 e protege mais de 800 mil hectares. A unidade é estratégica para a proteção das nascentes que formam a bacia do rio Purus. Abriga espécies ameaçadas, como o peixe-boi amazônico e a ariranha, e desenvolve programas de monitoramento, educação ambiental e turismo de baixo impacto.
Esses parques são exemplos da importância da preservação ambiental integrada ao desenvolvimento sustentável. Além de protegerem a biodiversidade, também valorizam o conhecimento tradicional das comunidades locais e fortalecem o papel da Amazônia no equilíbrio climático global.

Foto – Reprodução
* Com informações do Portal Amazônia