Publicado
8 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Será que procede a informação polícia finalmente prendeu o russo Philip Budeikin sob a acusação de ter criado o Desafio da Baleia Azul e que ele foi brutalmente espancado na prisão?
A notícia surgiu na web no final de abril de 2017 em diversos sites e blogs e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com a reportagem, o russo Philip Budeikin, de 21 anos, teria sido preso pela polícia em Moscou e, ao entrar na sua cela, foi brutalmente espancado pelos outros presos.
A informação diz que Budeikin foi obrigado a falar que é um monstro, enquanto apanhava, e que havia sido levado ao Hospital de Urgências de Moscou, que recusou atendê-lo. Segundo afirmam, somente após o delegado local Manel Vanderickz ter obrigado o hospital é que atenderam o criador do Desafio da Baleia Azul!
O nome Philip Budeikin aparece na web pela primeira vez em no dia 19 de dezembro de 2016, quando ele foi preso na cidade de São Petersburgo (Rússia). Philip foi apontado como um dos administradores de um dos “grupos da morte”, na rede social russa VKontakte. Esses grupos promovem o suicídio entre seus membros e o rapaz foi encaminhado para um hospital psiquiátrico.
Porém, nenhuma menção ao Desafio da Baleia Azul. Também não há nenhuma notícia afirmando que ele teria sido espancado na cadeia e tampouco que os hospitais locais haviam recusado atende-lo. Apenas sites e blogs que copiaram essa notícia falsa citam o nome do delegado local (Manel Vanderickz). Nenhum site Russo (ou de qualquer outro local) fala sobre esse suposto delegado.
Juntamente com essa notícia falsa, uma foto mostra um homem com o rosto todo machucado, dando a entender que esse seria o “criador” do Desafio da Baleia Azul depois de ter apanhado na cadeia. No entanto, o homem da foto é o alemão Tom-Jan Hüsch que se filmou espancando seu cachorro e colocou o vídeo no Facebook. De acordo com publicações de janeiro de 2016, Tom-Jan foi espancado por um homem que havia ficado horrorizado com o vídeo no Facebook e resolveu fazer justiça.
O justiceiro também publicou um vídeo de si mesmo batendo em Hüsch como um aviso para todos que a crueldade animal e abuso não são tolerados na Alemanha.
Quanto à imagem mostrando a capa de um jornal, ela também não nada a ver com a suposta notícia. Essa foi a capa de uma publicação feita no Daily News em 1994, sobre a morte do assassino Jeffrey Dahmer. Condenado por vários crimes, ele foi espancado e morto por outros presos enquanto limpava um banheiro na prisão.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Irã condena “Angelina Jolie Zumbi” a 10 anos de prisão
URGENTE: Presidente do Boi Caprichoso, pai do deputado Saullo Vianna e outros assessores acabam de ser presos
Homem é flagrado sem roupas e assume que estava tentando praticar zoofilia com égua
Após briga de trânsito, oficial da Marinha é espancado até a morte
Policiais militares do 8º BPM detêm três homens por roubo e posse ilegal em Tabatinga
Polícia Civil prende autor de homicídio ocorrido em dezembro de 2019, no bairro Tancredo Neves