Publicado
6 anos atrásno
Ainda vai levar muito tempo para o Brasil reparar o impacto ambiental ocasionado pelo rompimento das duas últimas barragens. Fora isso, o Brasil tem sido tomado por fake news devido a repercussão da tragédia de Brumadinho.
Essa onda de informação instantanea, faz com que alguns aproveitadores, disseminem notícias falsas de um acontecimento somente para ganhar algo em troca. Conheça agora algumas das fake news sobre Brumadinho que estão viralizando na internet. Cuidado para não cair em nenhuma delas.
O vídeo que, supostamente, mostraria o momento exato da queda da barragem em Brumadinho é, na verdade, de 2015. O desmoronamento, que podemos ver, aconteceu durante as obras realizadas na usina hidrelétrica em Sinop, Mato Grosso.
Aqui em nosso portal, inclusive, já postamos o verdadeiro vídeo que mostra o exato momento do rompimento da barragem, em Brumadinho.
A verdade sobre essa foto não é tão triste como algumas pessoas tem feito os outros acreditarem. Afinal, a fotografia pode ser encontrada em um bando de imagens chamado Getty Images desde 2008 e se trata de uma meina chamada Alyssa Braun. Ná época ela tinha 12 anos e foi fotografada no dia 8 de julho de 2008, junto com outras crianças, por Bill Pugliano, em um festival conhecido como ‘Dia da Lama’.
Apesar de parecer ter sido tirada durante a tragédia em Brumadinho, quando tirada do contexto, a foto foi feita pelo fotógrado Eraldo Peres em fevereiro de 2013. O evento, no qual ela foi realizada, aconteceu em Brasília e reuiu mulheres camponesas de 22 estados que, em sua abertura, rolaram na lama e cobriram seus corpos com o barro. Esse foi o 1° Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil, e não uma tragédia, como podemos ver em alguns registros da época.
Apesar da foto ter sido tirada depois de uma tragédia real, ela não é de Brumadinho, O homem que aparece na imagem, abraçando o bombeiro, havia sido resgatado depois da queda de uma cisterna de 17 metros. Tudo aconteceu em Patos de Minas, Minas Gerais, no ano de 2001.
As versões desse vídeo que tem rodado por aí são cortadas e não permitem que as pessoas entendam a situação, podendo parecer que o caso aconteceu na sexta-feira, dia 25, em Brumadinho. Mas, na verdade, o vídeo é de 2017 e foi gravado em Punta Hermosa, no Peru. Nele, uma mulher chamada Evangelina Chamorro Díaz , consegue se salvar e sair da lama. O ocorrido teria sido causado devido uma série de chuvas fortes no país.
O atentado
A teoria da conspiração que tem se espalhado por aí, envolvendo um agente cubano e um venezuelano, que teriam detonado a barragem da Vale com explosivos, não passa de uma fake news. Na história, eles teriam sido detidos pela Polícia Rodoviária Federal, de Minas Gerais, depois de enfrentarem uma troca de tiros que acabou com uma morte. A ação teria sido atribuída pela polícia mencionada, além da Agência Brasileira de Inteligência.
Os textos que circulam por aí dariam os supostos nomes dos envolvidos no atentado para passar mais veracidade. Porém, eles foram inventados e não constam em registros e documentos oficiais.
Mais um vídeo que promete mostrar o momento exato da tragédia em Brumadinho mas que não foi gravado no local. As cenas mostradas são de setembro de 2017, referentes a uma hidrelétrica no rio Nam Ao Dam, em Laos, sudeste asiático.
De acordo com um perfil falso criado em nome de Michelle Bolsonaro, ela teria pedido ao ministro da Agricultura, com lágrima nos olhos, que 100 médicos veterinários fossem enviados para Brumadinho com a intenção de auxiliar no tratamento dos animais atingidos pelo desastre da Vale.
Acontece que, além de ser uma ministra que ocupa o cargo da Agriculpura no governo, chamada Tereza Cristina, apenas 7 veterinários e 6 bombeiros civis estavam cuidando do auxílio aos animais naquele momento.
Soldado israelense que resgata bebê da lama
De acordo com as legendas que acompanham esse vídeo, o soldado israelense teria tirado a criança da lama no desastre que aconteceu em Brumadinho. Acontece que, de acordo com algumas análises, o vídeo foi gravado em 2016, na síria, e o soldado nem mesmo era israelense. O vídeo, publicado em 30 de setembro de 2016, pela ABC News, é uma prova concreta disso.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Fake News: Ministério Público afirma que NÃO há investigação sobre casamento da filha de David Almeida
Lima Duarte vira assunto mais comentado da internet por conta de teoria bizarra
PF deflagra a Operação Nirmata para apurar crime de Fake News contra o Prefeito de Manaus por meio de IA
Tata Werneck esculhamba donos da Alfinetei por postarem foto da filha dela pra desviar o foco sobre o caso Jéssica Vitória
Dono da Choquei debocha pronunciamento de vítima de Fake News antes dela morrer, e depois Choquei informa falecimento
Fofoca vira tragédia: Morre jovem vítima de fake news sobre envolvimento com Whinderson