Publicado
8 anos atrásno
É o fruto da Palmeira do Tucumã (Astrocaryum tucumãMartius), sempre verde, é uma palmeira presente também na Amazônia. Fruta de polpa saborosa, rica em vitaminas e bem usada na culinária regional.
A palmeira do tucumã, atinge até 20 metros de altura e é explorada ou cultivada por seu palmito, frutos comestíveis e madeira utilizada para a arte artesanal.
Originalmente do Brasil, mas especificamente da floresta Amazônica. Ela cresce igualmente tanto em zonas secas como úmidas, desde as áreas que nunca são inundadas durante a estação das chuvas, assim como ao longo dos rios. Ela tem entre seis e quinze folhas retas, que podem atingir seis metros de comprimento.
Os frutos, globulosos, têm 4-5 centímetros de diâmetro.Eles são amarelo-alaranjado ou verde amarelado e fornecem um óleo comestível.
O caroço do fruto é envolvido por uma polpa muito fina que é muito apreciada para a preparação de certas especialidades culinárias. As fibras são extraídas das folhas e são utilizadas para a fabricação de redes, cestos, chapéus e outros utensílios úteis na Amazônia.
O óleo da amêndoa do tucumã é muito parecido em aparência, consistência e propriedade comparado com o óleo da amêndoa do dendê. É ideal para fins culinários.A manteiga de Tucumã é extraída do fruto, tanto da polpa quanto da amêndoa.
A manteiga da semente de Tucuma é muito similar na aparência, na consistência e nas propriedades a manteiga de palma. Devido ao seu de baixo nível de ácidos livres, o processo de refinação é muito mais simples comparado ao óleo de palma. A alta concentração de ácido graxo láurico (47%) do óleo da amêndoa do tucumã qualificá-o com propriedades excelentes para ser utilizado na saponificação.
Benefícios e aplicações:
Um total de 25 óleos gordos foram identificados no óleo extraído da polpa. Ele contém quase 25,6% de ácidos gordos saturados e 74,4% de ácidos gordos insaturados, entre os quais os ácidos gordos steáricos, oleicos elinoleicos são os principais.
O óleo de tucumã tem aplicações no tratamento da saúde da pele por conta da sua composição em ácidos gordos (nível elevado de ácidos gordos essenciais).Ele confere brilho aos cabelos secos e estragados e age como um creme hidratante para a pele deixando-a muito macia.
A manteiga de Tucumã é rica em ácidos láurico, mirístico e oléico. É um excelente emoliente que apresenta alto poder de espalhabilidade e proporciona toque sedoso e macio à pele. É muito rica em vitaminas A (o teor de vitamina A chega às 50.000 u.i.por 100g de polpa, três vezes mais que a cenoura). Este teor elevado em provitamina A, principalmente dos carotenoides, confere-lhe uma capacidade antioxidante elevada. Também rica em B1, B2, C e pectina, uma fibra natural importante. É rica em ômega 3,6 e 9, comportando-se como um excelente hidratante com alto conteúdo graxo por conter ácido láurico, mirístico e oléico.
Aplicação em produtos para a hidratação da pele, loções corporais e produtos capilares para cabelos danificados.
Propriedades:
• Alta ação hidratante
• Alto poder emoliente
• Maciez e sedosidade
A Manteiga de Tucumã aplicação em produtos para a hidratação da pele, loções corporais, produtos capilares para cabelos danificados.
Utilização:
• Produtos capilares
• Loções corporais
• Hidratantes
• cremes
• loções
• bálsamos
• bases de maquiagem
• sabonetes
Concentração Recomendada: 2 à 10%
A Manteiga de Tucumã é obtida das sementes e polpa da fruta, utilizando um processo natural de extração de pressão à frio sem solventes ou substâncias químicas. Este tem uma vantagem sobre técnica do solvente, na medida em que produz manteigas que são superiores em termos de estabilidade.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Gov. Wilson Lima lança novos editais da Fapeam e destaca aportes de mais de R$ 634 milhões em CT&I
Governador Wilson Lima anuncia Serafim Corrêa como novo secretário do Amazonas, confira outros nomes
Saiba tudo sobre a palmeira Huacrapona
Você sabia que o tucumã é bom para previnir disfunção erétil?
Oncologista explica aumento da incidência do câncer de intestino na população mais jovem. Confira
Governo do Amazonas reativa Conselho Estadual de Energia para impulsionar a política energética do AM