O tucumã é uma fruta da Amazônia que vem sendo utilizada para ajudar a prevenir e a tratar a diabetes, pois ela é rica em ômega-3, gordura que diminui a inflamação e o colesterol alto, ajudando também no controle do nível de açúcar no sangue.
Além do ômega-3, o tucumã também é rico nas vitaminas A, B1 e C, tendo um alto poder antioxidante que é responsável por prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico. Essa fruta pode ser consumida in natura ou na forma de polpa ou suco, sendo muito utilizada na região norte do Brasil.
Conheça os benefícios do Tucumã
Os principais benefícios para a saúde:
- Combater a acne;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Melhorar a circulação sanguínea;
- Prevenir a disfunção erétil;
- Combater infecções por bactérias e fungos;
- Prevenir câncer e doenças cardiovasculares;
- Diminuir o colesterol;
- Combater o envelhecimento precoce.
- Além desses benefícios, o tucumã também é usado como ingrediente de produtos de beleza como cremes hidratantes, loções corporais e máscaras para hidratar os cabelos.
Informação nutricional
A tabela abaixo traz a informação nutricional para 100 g de tucumã.
O tucumã pode ser encontrado in natura, como polpa congelada ou na forma de um suco chamado de vinho de tucumã, além de também poder ser usado em receitas como bolos e risotos.
Onde encontrar:
O principal local de venda do tucumã é em feiras livres no norte do país, especialmente na região da Amazônia. No restante do Brasil, esse fruto pode ser adquirido em alguns supermercados ou através de sites vendas na internet, sendo possível encontrar principalmente a polpa do fruto, o óleo e o vinho de tucumã.
Outra fruta da amazônia que também é rica em ômega-3 é o açaí, funcionando como um anti-inflamatório natural para o organismo.
Conheça os benefícios do Tucumã
Fonte: Tua Saúde