Publicado
2 anos atrásno
Os atrativos naturais de Manaus sempre foram requisitados como pontos de passeio e são paradas obrigatórias por todos que queiram conhecer a Manaus Verde. Apesar de serem áreas pequenas (com exceção do Adolpho Ducke), são locais que dá pra sentir o calor amazônica e a umidade da floresta em meia hora de passeio. Os principais atrativos naturais de Manaus são de fácil acesso. A lista é simplista e objetiva. Confira abaixo
Localizado na área urbana de Manaus, nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), tornou-se ponto turístico por reunir entretenimento e conhecimento sobre a Amazônia. Tem uma área de aproximadamente 13 hectares, na qual há viveiros de animais, como o peixe-boi, ariranhas e quelônios, além de trilhas educativas.
Endereço: Av. André Araújo, 2936. Aleixo.
Telefone: (92) 3643-3377
Funcionamento: De terça à sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.
E-mail: bosque@inpa.gov.br
Site: inpa.gov.br
Criado e administrado pelo Exército Brasileiro, foi aberto ao público em 1967, sendo a 2ª atração mais visitada de Manaus. Em seu acervo há somente animais amazônicos brasileiros, contando atualmente com 162 animais distribuídos em 56 espécies, das quais várias estão enquadradas nas diversas categorias do IBAMA de ameaça de extinção no restante do Brasil.
Endereço: Estrada da Ponta Negra, 750 – São Jorge
Telefone: (092) 3625-2044 / Fax: 3625-1205
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 16h30.
Site: www.cigs.com.br
Localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, o Jardim Botânico de mesmo nome é um dos maiores do Brasil, com cerca de 3 km de acesso a diferentes ecossistemas da região. Possui centro administrativo, biblioteca, lanchonete, estacionamento e trilhas ecológicas que permitem aos visitantes conhecer diferentes ecossistemas da região como, por exemplo, a floresta de baixo. Ao longo das trilhas existem diversas árvores identificadas e pode-se encontrar o angelim-pedra, castanha-de-macaco, acariquara, breu, tachi, entre outras espécies da região.
Endereço: Rua Uirapuru, s/n. Cidade de Deus. Zona Leste.
Telefone: (92) 3582-2929
Funcionamento: Centro Administrativo: Às terças e domingos, das 08h00 às18h00. Trilhas ecológicas: Às terças e domingos, das 08h30h às 12h00 e das 14h30 às 16h00.
E-mail: atendimento@jardimbotanicodemanaus.org
Site: www.jardimbotanicodemanaus.org
Esse fenômeno se dá na junção dos rios Negro, de água escura, e Solimões, de água barrenta, que encanta os visitantes que navegam por eles. O fenômeno natural acontece em uma extensão de mais de 10 km e já foi declarado patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Essa confluência ocorre devido à diferença de temperatura e densidade das águas e a velocidade de suas correntezas.
Está localizada a 34 km de Manaus, às margens do rio Negro, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de mesmo nome. O acesso é feito exclusivamente por via fluvial pela Marina do Davi, zona Centro-Oeste, ou pelo Porto da Manaus Moderna. É uma das principais praias fluviais do rio Negro, sendo muito frequentada por moradores locais e turistas.
Localizada à margem esquerda do rio Negro, a aproximadamente a 13 km do centro de Manaus, é um dos principais cartões postais da cidade. Possui orla urbanizada, quadras para prática de esporte e um anfiteatro onde são realizadas apresentações musicais, espetáculos teatrais e outras atrações, tornando-a um dos principais pontos turísticos de Manaus.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Confira a programação completa da Série Encontro das Águas que completa 10 anos!
Atenção banhistas : Área chamada de “pedral” ou “prainha” na Ponta Negra é proibida para banho!
Corpo de jovem é encontrado na Praia da Ponta Negra após desaparecer durante mergulho. Vídeo forte do resgate!
Banhistas já podem voltar a tomar banho na Praia da Ponta Negra a partir de hoje (26)
5 Destinos Inspiradores no Amazonas
Prefeitura de Manaus criou um auxílio-emergencial para permissionários da praia da Ponta Negra afetados pela seca