Publicado
5 anos atrásno
O maior perigo global recente é a disseminação do coronavírus pelo mundo. Iniciado na China, na cidade de Wuhan, hoje ao menos 15 países já estão infectados pelo coronavírus. Até o momento, além da China, que tem o maior número de confirmações da doença, catorze países em quatro continentes já identificaram e isolaram pacientes com coronavírus (veja a lista abaixo).
No Brasil existe um caso suspeito em Minas Gerais, na capital Belo Horizonte e as 14 pessoas que tiveram contato com essa pessoa também já foram isoladas.
Entre os casos confirmados pelo governo chinês, ao menos dez estão em províncias e territórios autônomos da República Popular da China: a ilha de Taiwan já registrou 4 casos, Macau tem 5 e Hong Kong, 8.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta da doença em 31 de dezembro de 2019, depois que as autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan. Na quinta-feira (23), o órgão internacional disse que ainda era cedo para declarar emergência internacional.
Vírus se espalha rapidamente
O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse neste domingo (26) que o novo coronavírus pode se espalhar antes mesmo do aparecimento de sintomas. A infecção causada pelo vírus matou 56 pessoas no país.
Segundo a Reuters, Ma afirmou ainda durante a coletiva que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo e reforçou as ações de contenção, que até agora incluem restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos, serão intensificados.
Ma disse também que o período de incubação do coronavírus pode variar de um a 14 dias, e que o vírus é infeccioso durante a incubação, o que não foi o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), um coronavírus que se originou na China e matou quase 800 pessoas globalmente em 2002 e 2003.
O que são os coronavírus:
Os coronavírus são uma grande família de vírus que infectam principalmente animais
Mas podem causar também infecções em seres humanos, com sintomas semelhantes aos resfriados ou gripes leves
Pode levar a complicações respiratórias em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido
As infecções geralmente não são diagnosticadas por serem benignas, e se espera a cura instantânea
São transmitidos entre humanos por via aérea, contato com secreções ou objetos contaminados, principalmente no inverno
Dois coronavírus causaram epidemias graves e possivelmente mortais em humanos
A SARS, Síndrome Respiratória Aguda Grave foi responsável por uma epidemia mundial entre novembro de 2002 e julho de 2003
E a MERS, Síndrome Respiratória do Oriente Médio, identificada pela primeira vez em 2012
Em 2020 um novo coronavírus foi identificado na China
Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar, além de dores no estômago
As duas síndromes tiveram origem em morcegos, na época um animal intermediário
No caso da SARS, a origem foi o gato de algália, consumido por humanos na China. No caso da MERS, um dromedário
Ainda não existem medicamentos ou vacinas para combater esse vírus
Sintomas de infecção por coronavírus
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.