Amazonas
Corpo de Bombeiros lança Operação Inverno Amazônico com reforço de 400 militares no AM
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) deu início, na manhã desta sexta-feira (09/01), à Operação Inverno Amazônico, estratégia que reforça as ações de prevenção e resposta a enchentes, inundações e outros desastres naturais comuns no período chuvoso. O lançamento aconteceu no Comando Geral do CBMAM, em Manaus.
Com foco principal na região metropolitana de Manaus, a operação conta com o apoio de cerca de 400 militares, além do efetivo regular que atua 24 horas por dia, e aproximadamente 50 viaturas, que ficam de prontidão para atendimento imediato às ocorrências.
Segundo o comandante do Comando de Bombeiros da Capital, coronel Reinaldo Menezes, a prioridade é garantir agilidade e qualidade no atendimento à população, reduzindo o tempo de resposta em situações de emergência.
“Todas as tropas dos Bombeiros estão preparadas. Em 2025, tivemos muitas ocorrências de desabamentos e, com um tempo-resposta mais rápido, nosso objetivo é salvar vidas e evitar perdas”, destacou o coronel.

FOTOS: Anderson Nascimento/Secom
Para dar suporte às ações, a corporação dispõe de uma ampla estrutura operacional, com Unidades de Resgate (UR), Auto Bomba Tanque (ABT), Auto Tanque (ATA), Guarnição de Serviço Especializado (GSE), Auto Bomba Salvamento (ABS), além de lanchas, motos aquáticas, botes e outros veículos especializados.
Os bombeiros também utilizam equipamentos como coletes, roupas secas (macacões impermeáveis), pás, enxadas e picaretas, fundamentais para o trabalho em áreas alagadas ou de difícil acesso. A operação tem início imediato e seguirá ativa até o mês de maio.
Embora o foco seja a capital e a região metropolitana, a Operação Inverno Amazônico pode ser estendida para outros municípios do estado, conforme a necessidade.
Dividida em quatro grupos operacionais, a ação envolve militares da Diretoria de Saúde, da Policlínica Gilberto Mestrinho, setores administrativos e outras unidades do CBMAM. O objetivo é reduzir danos materiais, impactos ambientais e riscos à saúde da população.
📊 Balanço de 2025 em Manaus:
12 ocorrências de inundações
11 de alagamentos
273 cortes de árvores
7 desabamentos ou desmoronamentos
1 deslizamento ou soterramento

FOTOS: Anderson Nascimento/Secom








