Para divertir a criançada enquanto ensinam noções de responsabilidade ambiental, a Organização das Nações Unidas – ONU HABITAT, através do Instituto Santinni – ISANTI, promovem dia de conscientização em comemoração ao Dia das Crianças, no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus.
Com o tema “A Manaus que queremos”, as crianças desenharam o que desejam que os governantes construam no seu bairro, em troca, receberam mudas de plantas e lanche, além de participar de jogos e diversas brincadeiras.
A Comendadora do Amazonas, condecorada pela ONU, Creusa Rodrigues explica que os desenhos serão avaliados pela psicóloga do Instituto, enviados para a ONU e transformados em projetos para a cidade.
Crianças desenham a Manaus que sonham / Foto : Divulgação
“As crianças são o nosso futuro e conseguem mostrar o que precisam através dos desenhos. São imagens sinceras de pequenos que diariamente andam nas ruas e brincam em praças. Conseguimos através das ilustrações detectar, por exemplo, a falta de hospital, escolas e arborização na praça do bairro”, descreveu a comendadora Creuza Rodrigues.
Giulian Sena, de 13 anos, fez questão de dizer que todas as crianças precisam participar e incentivar a melhorar muitas coisas em Manaus. “As crianças também podem apoiar nas decisões do bairro, foi uma manhã muito legal e divertida”, disse.
De acordo com a diretora do ISANTI, Andressa Santinne, o projeto faz parte da comemoração ao Dia Mundial das Cidades, comemorado pela ONU, no dia 31 de outubro.
“A proposta é alcançar todas as zonas da cidade, principalmente os espaços com grande circulação de pessoas, levando cultura, arte e consciência ambiental para toda a população de forma dinâmica, divertida e gratuita”, explica.
Crianças desenham a Manaus que sonham / Foto : Divulgação
Instituto Santinne
O Instituto Santinne – ISANTI, promove arte, cultura, educação e assistência social em defesa da conservação do patrimônio da cidade de Manaus há 30 anos e a parceria com a Organização das Nações Unidas – ONU, já acontece há 1 ano.
Dentre os projetos para Manaus, estão a construção de uma cidade sustentável e resiliente, de recuperação da Cachoeira Alta, no Tarumã, planejamento e sustentabilidade em diversos bairros da capital, como a construção de calçadas emborrachadas, arborizações e despoluição de igarapés. O primeiro bairro escolhido em Manaus foi São Jorge.
Crianças desenham a Manaus que sonham / Foto : Divulgação